Prepare-se para os desportos de inverno

Saiba onde encontrar programas de prevenção e acompanhamento para a temporada de ski

Se é adepto de desportos de neve e costuma aproveitar os primeiros meses do ano para desfrutar de umas férias ativas nas montanhas, deve ter uma série de cuidados preventivos para evitar lesões musculares ou outro tipo de problemas.

Já existem em Portugal estabelecimentos de saúde que disponibilizam testes de diagnóstico que verificam se está apto a desenvolver essas atividades.

As unidades saúdecuf dispõem de um programa de preparação para a temporada de desportos de inverno, destinado a pessoas com lesões antigas ou insuficiente preparação física. Este serviço inovador é fruto de uma parceria entre as clínicas Cuf e o Instituto Cuf e a Sporski, agência especializada na organização de programas de neve.

Este programa de prevenção consta de uma avaliação inicial realizada por médicos de medicina desportiva, seguida de sessões de reabilitação adaptadas ao perfil de cada pessoa e aos objectivos definidos. Este programa inclui ainda exercícios de fortalecimento muscular específico, coordenação neuromuscular e alongamentos e pode ser complementado com sessões de massagens e piscina.

«Sabemos que por vezes este tipo de desporto provoca lesões e foi a pensar nisso que programámos um acompanhamento àquelas pessoas que queiram prevenir novas lesões e potenciar o rendimento para a prática desportiva», explica Paulo Beckert, director clínico da Clínica Cuf Alvalade. O programa de prevenção para a temporada de ski está disponível nesta clínica em Lisboa, na Clínica Cuf Cascais e no Porto, no Instituto Cuf.


Texto: Cláudia Vale da Silva

artigo do parceiro:

Comentários