O Hotel Carrís Porto Ribeira é a opção ideal para quem quer sentir o pulsar da eterna cidade invicta. Está situado num dos bairros históricos da cidade, a Ribeira, conhecida pelo seu casario colorido, pelas sedutoras e misteriosas ruelas estreitas e, claro, por estar sempre a espreitar o Douro, Gaia e as caves do vinho do Porto, vista que se alcança das grandes janelas e varandas de alguns quartos. Com mais de 300 anos, o edifício foi recuperado de forma irrepreensível para albergar esta unidade hoteleira.

A pedra usada originalmente é visível em vários pontos do hotel, desde as áreas comuns aos quartos, dando-lhe um ar rústico que contrasta com a contemporaneidade da decoração, transportando-nos para outras épocas. No restaurante Forno Velho, a pedra forma arcadas, mas é no bar de tapas A Capela, que é predominante. A pedra, conjugada com a madeira, cria o ambiente ideal para provar petiscos e vinhos portugueses, assemelhando-se a tabernas de outras épocas. Andar pelo hotel é uma constante descoberta de recantos com história.

Pequenas pontes em vidro ligam as várias áreas do edifício, aumentando a sua atmosfera misteriosa e deixando entrar luz natural. Os 90 quartos têm diversas tipologias, entre os quais se destacam as suites, sendo que uma delas é um duplex. O hotel tem ainda um ginásio para quem não dispensa o exercício físico mesmo de férias. O Hotel Carrís Porto Ribeira é, sem dúvida, para desfrutar a Invicta em todo o seu esplendor com preços a partir de 69 € por noite em quarto duplo.

Sugestões para desfrutar melhor da visita

Em Vila Nova de Gaia, descubra a gastronomia do norte e aprenda tudo sobre o vinho do Porto. Atravesse a Ponte São Luiz e experimente o deCastro Gaia. O restaurante está localizado no Espaço Porto Cruz e a ementa tem a assinatura do chef Miguel Castro e Silva. Comece a refeição com a sarda fumada com escabeche de cebola e Porto, continue com a famosa costela mendinha com arroz de forno e termine com o bolo de chocolate sem farinha.

Harmonize os pratos com os vinhos da Porto Cruz, uma das maiores empresas de vinhos do Douro e do Porto. Antes da refeição, prove um dos inovadores cocktails feitos também com o vinho do Porto.  Ainda na cidade invicta, cujo centro histórico foi decretado património da Humanidade pela UNESCO, há muito para fazer, mas se seguir a nossa sugestão do deCastro Gaia, visite também os vários andares do Espaço Porto Cruz.

Ficará a saber tudo sobre a história do vinho do Porto e até qual o vinho que mais se adequa a si num jogo interativo. Aos sábados, habitualmente às 11h00, há workshops sobre este vinho e aos domingos, às 12h00, esta iniciativa repete-se, com a diferença que estes são dedicados às crianças. O vinho do Porto é um dos ex-líbris da cidade, por isso, não saia da cidade sem adquirir, pelo menos, uma garrafa.

O livro «Caminhar pelo Porto», de Germano Silva, publicado pela Porto Editora, dá a conhecer sete percursos com dicas sobre o que fazer em cada um. Entretanto, recue no passado na loja Respigador Respigadora, na Rua do Almada. Vai encontrar uma coleção de objetos que vão desde os anos da década de 1940 aos da década de 1980. Veja também a galeria de imagens  com sugestões de lojas, restaurantes, bares e hotéis no Porto.

Porto sentido para (re)descobrir numa unidade hoteleira repleta de charme

Texo: Rita Caetano