Parque Natural do Faial novamente premiado

EDEN Innovation Awards distinguem património verde dos Açores em Bruxelas

O Parque Natural do Faial, um dos mais belos do Açores, voltou a ser eleito Destino Europeu de Excelência nos EDEN Innovation Awards, prémios que distinguem destinos europeus considerados de excelência pelas iniciativas que promovem nas áreas do marketing, do desenvolvimento local e da coesão social. Este espaço de preservação ambiental é, desde 2011, o único destino EDEN em Portugal.

A entrega dos prémios decorreu em Bruxelas, em meados de novembro de 2013, sob a égide da Comissão Europeia, à margem da reunião anual da Associação de Destinos EDEN, em que estiveram representados cerca de 100 destinos de 28 países europeus. O Parque Natural do Faial foi distinguido na categoria de Community Building pelo seu contributo para o fomento da coesão social da ilha, enquanto destino turístico sustentável.

«Este galardão vem dar enfase à interligação entre a conservação do património natural e a criação de oportunidades, até ao nível do emprego, gerada pelo correto ordenamento do território», afirmou Luís Neto Viveiros, secretário regional dos Recursos Naturais. Na base da decisão do júri internacional está o programa Parceiros para a Sustentabilidade, a que aderiram 37 privados de diferentes áreas de atividade, bem como a elogiada cooperação com a comunidade local.

artigo do parceiro:

Comentários