Os melhores restaurantes japoneses

Sabores e especialidades que vão muito além do tradicional sushi (fotos)

Inicialmente olhada com desconfiança, não foi preciso muito tempo para a gastronomia nipónica se entranhar no gosto português. Saiba onde comer os melhores pratos japoneses, muito além do sushi e do sashimi. A jornalista Rita Caetano andou a investigar e indica-lhe o que deve (mesmo) provar em cada um deles.

Kyodai

Os donos são brasileiros, de São Paulo, mas este é, sem dúvida, um dos melhores restaurantes para comer sushi no Porto. Um deles fica no número 36 da Rua dos Mercadores e o outro na Rua Gonçalo Sampaio. Tem, por isso, dois espaços à escolha. O da Ribeira é mais pequeno. O do Hotel Fénix, maior, tem um terraço muito apetecido nos dias de sol.

Tomo

É considerado por muitos o melhor restaurante japonês em Portugal e o seu cardápio vai muito além do sushi, que é excelente, por sinal. Situado em Algés, às portas de Lisboa, este é um verdadeiro restaurante japonês tradicional. Se quer uma verdadeira experiência gastronómica, peça o menu kaseik, com pratos da cozinha tradicional japonesa. Mas tem de reservá-lo com um ou dois dias de antecedência.

Umai

Paulo Morais e Ana Lins servem um dos melhores sushis de Lisboa (aqui e no Izakaya, em São Bento, a antiga morada do Umai) mas também vai buscar inspiração a outras paragens do continente asiático, como China, Índia, Tailândia, Indonésia e Coreia. À quinta-feira, delicie-se com o menu de degustação (baptizado Umai Experience) e deixe-se supreender pelas surpresas do chef.

Umai

Sushi Bar Bica do Sapato

O andar de cima da Bica do Sapato, em Lisboa é, desde o seu início, uma referência para quem gosta de sushi, mas desde outubro tem um menu de fusão que está a ser muito apreciado. O chef João Duarte está a apostar nos ceviches de atum e melancia, de salmão e morangos, de vieiras e o clássico de peixe branco.

Takö

Situado na marina de Vilamoura, este restaurante é conhecido pelo sushi e sashimi mas há mais pratos que deve provar, tais como a tempura yasai vegetariana (legumes diversos fritos em tempura) e o yakisoba (massa oriental com ovo salteadas com legumes e molho típico yakisoba).

Hocho

Neste sushi bar em Braga, o sashimi e sushi destacam-se mas na ementa também encontra pratos quentes como o buta no shogayaki (lombinhos de porco salteados agridoce).

Teppan

Os grelhados na chapa (teppanyak) são dos pratos mais pedidos neste restaurante nipónico. No entanto, experimente também o okonomiyak (crepe japonês) e a sopa de miso. Ao almoço, pode optar pelo buffet livre, enquanto ao jantar pode escolher o rodízio que junta o sushi clássico ao teppanyaki. Encontra este restaurante na Avenida da Boavista, no Porto.

Teppan

Sushi Café Avenida

Divide-se em cinco ambientes distintos (bar, zona japonesa, zona ondular, sushi bar e esplanada) e, além de servir um excelente sushi, tem outros pratos japoneses. Dois dos mais apreciados são o wagyo carpaccio (carpaccio de carne wagyu com neve de foie gras e chocolate) e as gyosas (raviólis de frango, legumes com base crocante e farofa de sésamo). Encontra este espaço na Rua Barata Salgueiro, em Lisboa.

Kampai

Neste restaurante, na Calçada da Estrela em Lisboa, a arte gastronómica do Japão associa-se aos ingredientes açorianos, sobretudo, o peixe. O sushi e o sashimi são excelentes mas há que provar os restantes pratos. O nosso preferido é o hotate patyaki (vieiras). Nas sobremesas, não perca o bolo de chá verde, outra matéria-prima dos Açores.

Aron Sushi

É um dos mais recentes restaurantes japoneses de Lisboa. Fica na Rua Marquês Sá da Bandeira e o proprietário é conhecido de todos aqueles que iam ao Aya. Aron preparou uma ementa com sashimi, shushi e tempura. Ao almoço, há menus a 15 €.

Midori

É uma das referências da gastronomia nipónica em Portugal e permite jantar ao balcão para ver o sushimen a cozinhar ou sentado numa das mesas para contemplar a paisagem verdejante que rodeia o Penha Longa Resort. À quarta-feira, não perca o Buffet Shushi Lovers com vários tipos de sushi e sashimi e, aos sábados, o Midori Buffet com vários exemplos do melhor da cozinha nipónica. Encontra este espaço na Estrada da Lagoa Azul, em Sintra.

Midori

artigo do parceiro:

Comentários