Os melhores restaurantes de praia

O cenário perfeito para uma pausa em família ou para um jantar mais romântico

O verão pede refeições leves ou mais pesadas, onde o peixe costuma reinar, acompanhadas de refrescantes cocktails, para serem saboreadas com os pés na areia (ou quase). Esta é também uma excelente altura para conviver com familiares e amigos ou para fazer uma escapadela mais romântica.

Como o cenário de fundo é (quase) tão importante como a companhia e as próprias delicias que são degustadas nesses momentos, propomos-lhe uma série de restaurantes de norte a sul do país, com vista para o mar, que vale mesmo a pena conhecer e experimentar.

No Algarve:

- Puro Beach

Em plena praia da Marina de de Vilamoura, encontrámos um bar onde apetece estar o dia inteiro. Pode começar com as aulas de tai chi matinais, as massagens ou relaxar nas espreguiçadeiras ou camas. Para comer tem saladas e sandes. À noite, se quiser continuar no espírito Puro Beach, é só atravessar a estrada e entrar no Lakeside.

- Izzi's

Qualquer que seja o peixe e o marisco que aqui provar neste restaurante em Vale Garrão, em Almancil, vai sair satisfeita. Mas há um prato que tem mesmo de experimentar! As pataniscas de tamboril com um afamado (e realmente bom) arroz de tomate merecem uma degustação atenta. As tardes de fim de semana são animadas com música ao vivo.

- Arte Náutica

É um dos oito restaurantes do Vila Vita Parc mas é o único situado em cima da areia, mais precisamente a praia de Armação de Pêra, fora do resort. Da ementa destacamos o peixe fresco grelhado, as saladas e, claro, o marisco e, neste caso, prove os carabineiros grelhados.

- Restaurante Zavial

Só pela vista para a praia do Zavial, em Vila do Bispo, já vale a pena ir a este restaurante, mas os petiscos não lhe ficam atrás. Prove as espetadas ou o atum à algarvia e desfrute da paisagem na esplanada. Se gosta de gelados, prove as taças de gelado à Zavial.

Na costa de Lisboa:

- Bar do Guincho

Pode escolher entre a esplanada na areia ou a principal, mesmo antes de chegar à praia do Guincho, e delicie-se com a carta de petiscos ou então opte pelas deliciosas tostas em pão alentejano (a nossa preferida é norueguesa, com salmão fumado, queijo e alcaparras) ou por uma das dez saladas, todas elas apetitosas. Desfrute da vista, está numa das mais bonitas praias de Portugal.

- Borda de Água

O peixe do dia grelhado, sempre bem fresquinho, é de experimentar neste bar da Costa da Caparica (Praia da Morena), que se estende pelo areal com puffs e espreguiçadeiras. O interior decorado a branco contrasta com o azul do exterior. Não termine a refeição sem provar os crepes e, para acompanhar, prove a sangria.

- Capriciosa Beach Lounge

Os petiscos são italianos, a música e os cocktails internacionais e o conceito é estar numa praia privada onde pode preguiçar nas cadeiras ou camas, isto tudo em plena Praia de Carcavelos. Prove, por exemplo, a bruschetta rossa com tomate cereja, brasílico, alho e azeite e os funghi al forno, cogumelos recheados com bacon, alho e azeite.

- Kailua

Abriu em março de 2013 com o objetivo de ser um verdadeiro bar de praia descontraído que serve todas as refeições do dia, desde o pequeno-almoço ao jantar. Prove as saladas, os batidos ou então os cocktails (experimente o Banana Connection), ideais para os fins de tarde a ver o pôr do sol. A música é outro dos pratos fortes, com jazz, blues e reagge no comando. Encontra este espaço na Praia da lareira, na Fonte da Telha.

No Alentejo:

- O Sacas

Situado em cima da falésia, a escassos metros do porto de pesca artesanal da Zambujeira do Mar, este é um dos restaurantes obrigatórios na zona. Em tempos foi uma antiga tasca de pescadores, hoje serve comida regional sempre com os olhos postos no mar, por isso, delicie-se com a feijoada de búzios e o ensopado de pescada com camarão e ameijoas.

- O Dinis

É o verdadeiro restaurante dos pescadores. Mesmo no início da bonita praia do Carvalhal, em Grândola, encontramos um restaurante onde o peixe fresco grelhado é rei e senhor, mas o arroz de marisco também é de experimentar. Não se vai arrepender!

Na zona do Porto:

- Fuzelhas

Quer seja fora ou dentro de portas, o mar está sempre presente no Fuzelhas, devido às paredes de vidro que o trazem para dentro do restaurante. Os pratos a provar são o lombo de cherne, a açorda de gambas e o polvo à galega. Este situa-se na Avenida da Liberdade, na Praia do Fuzelhas, em Leça da Palmeira.

- Mar à Vista

Arroz de marisco, espetadas de lulas e gambas à Mar à Vista são três das especialidades deste restaurante/bar numa das praias de Vila Nova de Gaia (Praia do Salgueiro no Canidelo) que deve experimentar. Como banda sonora terá o rebentar das ondas do Oceano Atlântico.

Texto: Rita Caetano

artigo do parceiro:

Comentários