Viajar de avião é uma das formas mais fáceis para chegar a um destino mas o meio de transporte impõe uma série de restrições dadas as características do transporte aéreo. E quando tem o azar de apanhar um passageiro mais irreverente isso pode tornar a viagem num verdadeiro suplício. Seguindo a máxima "não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti", tome nota dos 10 mandamentos que deve seguir à risca nas viagens que o esperam em 2016.

1. Manterei a produção de decibéis no valor mínimo possível

É uma pessoa que não se importa com o barulho ou com um companheiro de viagem falador? Mas há quem se importe. Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que 37% dos passageiros frequentes de viagens não se importariam de pagar um extra se isso desse direito a um lugar o mais sossegado possível.

2. Não atentarei contra as narinas de outros passageiros

Não seja o passageiro que espalha mau cheiro nem que leva consigo comida capaz de empestar todo o espaço!

3. Não darei razões para que os outros passageiros tenham de desviar o olhar

Um avião não é um meio de transporte com um espaço muito grande. lembre-se que tudo o que acontecer estará à vista da maioria dos passageiros.

4. Respeitarei o espaço dos outros, assim como os outros respeitarão o meu

É certo que a pessoa que fica com o lugar do meio, no conjunto de três, não é a pessoa com a maior margem de manobra. Não invada o espaço dos outros.

5. Reclinarei o banco com conta, peso e medida

É daqueles que gosta de reclinar o banco até ao limite? Lembre-se que não está sozinho no avião. Também não gostaria de se sentir entalado durante uma viagem que pode durar várias horas. Chegue a um compromisso.

6. Serei tolerante com as crianças

Se por vezes é difícil para um adulto estar fechado num espaço, com os movimentos bastante limitados, imagine se for uma criança. A ideia não é permitir todo o tipo de comportamentos mas sim direcionar a criança a seguir as melhores práticas para tornar a viagem o menos dolorosa possível.

7. Respeitarei o descanso dos outros

Preza o seu descanso? Tenha também o dos outros em consideração. Se a pessoa ao nosso lado está a dormir só tem duas razões para a acordar: ou porque a viagem terminou ou porque quer ir à casa de banho. Tudo o resto é secundário.

8. Serei civilizado ao entrar e ao sair do avião

Não vale a pena ter pressa. O avião não vai descolar enquanto todos os passageiros não estiverem instalados. À saída não é preciso atropelar os outros para sair primeiro.

 9. Não serei um ser humano horrível

Já teve o azar de se cruzar com um passageiro que tornou a sua viagem horrível? Não queira ser essa pessoa para com outros.

10. Irei surpreender quando for necessário.

As redes sociais são uma das formas de comunicação mais usadas nos dias de hoje. No Twitter, a jovem Tanya Zhang partilhou que teve uma viagem diferente depois de se ter sentado ao lado de uma senhora que mostrou ser uma simpatia, ao ter tricotado um cachecol para a jovem, ao longo da viagem. Supreendente, não?

Veja também:

Os 50 locais que não pode deixar de visitar ao longo da sua vida

Calendário de viagens