Onde festejar o Santo António

Veja as nossas sugestões

Os Santos Populares aproximam-se e o Santo António, padroeiro de Lisboa, é o primeiro a ser celebrado. Com início a 30 de maio, as festas de Lisboa prolongam-se até ao fim do mês de junho e prometem mais de trinta dias cheios de tradição, bailes, manjericos e sardinhas, bem como eventos que vão da música à literatura, passando pelo teatro e cinema.

Num mês em que a agenda vai estar cheia, a Strazzera sugere uma seleção de atividades para que possa planear e desfrutar ao máximo do mês de junho e do ambiente de festa tão associado aos Santos Populares.

Marchas Populares

Como exige a tradição, dia 12 de junho as coletividades e os Bairros Populares lisboetas desfilam pela Avenida da Liberdade, num cortejo dedicado à celebração dos 400 anos decorridos sobre a publicação de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. Após os desfiles na MEO Arena, para avaliação dos júris, nos dias 6, 7 e 8 de Junho (com entrada a 6€), as Marchas Populares apresentam-se à cidade com os seus arcos e balões, a partir das 21h e com entrada livre.

Arraiais Populares

Durante o mês de junho, não há bairro que não monte o seu arraial. De 6 a 29 de junho, às sextas, sábados e domingos, com a exceção dos dias 9 e 10, não irão faltar sardinhas, bifanas, chouriço assado, vinho, música e bailarico por toda a cidade, celebrando-se não só o Santo António, como também o São Pedro e o São João.

- Alcântara - Academia de Santo Amaro (Rua da Academia Recreativa de Santo Amaro)

- Alvalade - Centro Cultural e Recreativo dos Coruchéus (Rua Florbela Espanca, Rua Fernando Pessoa e Rua Alberto de Oliveira); Grupo Desportivo Cultural Fonsecas e Calçada (Rua Mem de Sá)

- Arroios - Grupo Desportivo da Pena (Beco São Luís da Pena à Calçada de Santana)

- Belém - Grupo Sportivo de Pedrouços (Largo Luís Alves Miguel)

- Campolide - Associação Viver Campolide (Rua de Campolide)

- Carnide - Carnide Clube (Rua Neves Costa)

- Estrela - Grupo Dramático Escolar "Os Combatentes" (Rua do Possolo); Sociedade Musical Ordem e Progresso (Rua do Conde); Sporting União Fonte Santense (Rua Possidónio da Silva).

- Misericórdia - Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 48 de Sta Catarina (Calçada do Combro); Grupo Desportivo Zip Zip (Rua dos Cordoeiros, Largo de Sto Antoninho; Marítimo Lisboa Clube (Calçada da Bica Grande e Beco dos Arciprestes).

- Olivais - Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (Rua Quinta de Santa Maria e Rua Circular Norte); Grupo de Amigos Os Forever dos Olivais (Largo do Mercado da Encarnação Sul e Praça das Casas Novas); Grupo Musical "O Pobrezinho" (Rua do Chibuto); Ingleses Futebol Clube (Rua Cândido de Oliveira)

- Santa Maria Maior - Associação Recreativa Amigos de S. Miguel (Rua de S. Miguel, Largo de São Miguel, Rua da Galé, Rua de São Pedro, Rua Castelo Picão, Largo S. Rafael, Rua da Regueira, Rua Terreiro do Trigo, Rua São João da Praça, Rua da Adiça, Rua Norberto Araújo e todas as zonas envolventes); Associação Renovar a Mouraria (Beco do Rosendo); Centro Cultural Dr. Magalhães Lima (Largo do Salvador); Grupo Sportivo Adicense (Calçada da Figueira); Grupo Desportivo da Mouraria (Largo da Severa, Rua da Guia, Rua da Mouraria).

- São Vicente - Academia Recreativa Leais Amigos (Travessa de S. Vicente); Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia (Calçada dos Barbadinhos); Sociedade de Instrução e Beneficência "A Voz do Operário" (Rua da Voz do Operário).

Arraial da Vila Berta

Desde 2010 que a Graça recebe a rigor os Santos Populares. Promovendo um ambiente de bairro, a Junta de Freguesia de São Vicente organiza o Arraial da Vila Berta, que este ano se realiza de 9 a 15 de junho. De entrada livre, Vila Berta recebe os convidados das 17h às 3h nos dias 9, 12,13 e 14 (das 17h às 24 no dia 11) e nos dias 10 e 15, das 12h às 24h, dedica o Arraial às crianças, com animação e jogos alusivos à quadra.

Este ano o arraial tem um cariz solidário: leve uma embalagem de arroz ou outro artigo alimentar e deixe no posto de recolha da Junta de Freguesia localizado na entrada da Vila.

                                                                                                                  

Arraial Re-Food

O projeto Re-Food vai festejar o Santo António com um arraial solidário. Como forma de agradecer aos parceiros que contribuem para o projecto, no dia 13 de junho irá realizar-se no bairro de Nossa Senhora de Fátima, onde são distribuídas diariamente 300 refeições aos que mais necessitam.

Com sardinhas e bifanas à responsabilidade do chef Fábio Bernardino (com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril) e a participação da cantora Alexandra Gonçalves, o arraial é de entrada livre e aberto ao público. A organização, no entanto, sugere, como pagamento simbólico, que os participantes levem um litro de leite para ajudar famílias desfavorecidas.

 

Outras sugestões:

Red Bull O Santo Vertical

Arraial Lisboa Pride

Microbailes                                                                      

Exposição "Que Sardinha És Tu?"

Festival do Desassossego (10 a 13 de Junho)

TAL Festival (14 de Junho)

Time Out Mercado da Ribeira

Fábrica Braço de Prata (e Bracinho de Prata)

Faz Música Lisboa!

artigo do parceiro:

Comentários