As superstições e tradições para a entrada de num novo ano são bastante diferentes de acordo com país, religião ou cultura. No entanto, o objetivo é quase sempre comum: formular desejos para o ano seguinte e entrar com o pé direito, afinal “ano novo, vida nova”.
Há varias tradições espalhadas pelo mundo e neste artigo destacamos algumas das mais curiosas:

Roupa interior nova e colorida: Está é das tradições mais comuns na maioria dos países. Diz-se que se a roupa for nova atrai o amor e a sorte, já no que diz respeito às cores, há uma maior diversidade de superstições. Supostamente o azul traz boa sorte, o vermelho sucesso amoroso, o amarelo garantias económicas, o branco paz, o verde saúde e o castanho melhora a carreira profissional. Cá em Portugal o mais comum são as cuecas azuis, em Itália é o encarnado, no Brasil o branco, e nas Filipinas a tradição são as cuecas às bolas.

Fazer barulho: Esta é outra das tradições enraizada por todo o mundo. A ideia é espantar os maus espíritos, por isso, gritar, cantar, assobiar, bater com tampas de panelas, estourar com a rolha do espumante, fogo de artificio, entre outras, são tradições muito comuns.

12 Badaladas: Na grande parte dos países a Passagem de Ano é celebrada com o decorrer das 12 badaladas, mas no Japão a tradição budista é a celebração com 108 badaladas, para afugentar os 108 pecados da alma humana para o ano inteiro. Cá em Portugal a tradição é comer 12 passas e pedir um desejo a cada uma das 12 badaladas. Na visinha Espanha, a tradição é a mesma mas com uvas.

Dinheiro: Muitas das superstições para a Passagem de Ano têm a ver com dinheiro. Algumas tradições são: colocar o dinheiro dentro do sapato direito e fazer a primeira compra do ano com ele; ter dinheiro no bolso e apertá-lo bem à meia noite, saltar de uma cadeira com o dinheiro na mão, entre outras.

Animação: A celebração e animação é uma constante no Réveillon e os brindes são outra das tradições muito comuns. Deve-se brindar sempre com álcool, porque este trás vitalidade e saúde. A bebida mais comum é o espumante e muitas pessoas guardam a rolha durante todo o ano para dar sorte. Em Edimburgo, na Escócia, a tradição é o “Hogmanay”, um festival de rua com danças populares e música tradicional.

Fogo de Artifício: Esta é das tradições mais comuns e que faz o céu brilhar por todo o mundo. Em Inglaterra o mais tradicional é junto ao Big Ben, em França nos Champs Elysés, na Austrália a tradição é assistir a um espetáculo de fogo junto à emblemática Golden Bridge em Sidney, e na Dinamarca, além do barulho do fogo de artifício, outra tradição é partir os pratos.

Comida: No que diz respeito à ementa, esta é muito variada de acordo com a cultura de cada país. Em Itália, tal como em Espanha, a estrela das mesas são as lentilhas

Renovação: No que diz respeito à renovação, há a tradição de se mudar os lençóis da cama para dar sorte no amor. Em Itália deitam-se fora roupas, peças e objetos que já não tem utilidade, já no México, a tradição é lavar a casa, roupas e bens. Nos países Nórdicos a tradição é dar um mergulho em águas geladas, como forma de renovação e dar forças para o novo ano.