A consulta de saúde do viajante destina-se a quem vai viajar para fora da Europa, especialmente para regiões tropicais. Pretende alertar para os principais riscos do destino, os cuidados a ter durante a viagem para minimizá-los, bem como a vacinação e/ ou medicação preventiva que é necessário fazer antes de partir.

Deve ser feita, pelo menos, três semanas antes da viagem. O paciente deve informar o especialista sobre o seu historial médico e a medicação que está a tomar.

Pode levar consigo eventuais relatórios médicos que considere importantes e é fundamental apresentar o boletim de vacinas. Este tipo de consulta está disponível em hospitais e centros de saúde públicos, em institutos e em consultórios privados. É realizada por médicos especialistas em infecciologia ou em medicina tropical, que devem possuir informação atualizada acerca dos mais recentes riscos conhecidos nas regiões tropicais.

As medidas preventivas e a abordagem terapêutica aconselhadas variam não só consoante o destino, bem como a duração da viagem e o tipo de atividades previstas. O especialista informa, por exemplo, acerca dos cuidados de higiene básicos a ter com a água e os alimentos consumidos no local. O paciente saudável tem tendência para desvalorizar esta consulta. No entanto, quando nela é prescrita vacinação ou medicação é porque a viagem pode colocar a saúde, e a própria vida, em risco.

Revisão científica: Jorge Atouguia (médico infeciologista)