Quando o assunto são férias de verão, Portugal parece ser o destino de eleição dos portugueses. Segundo um estudo realizado pela HomeAway, empresa líder mundial no arrendamento de alojamentos para férias online, 92% dos portugueses foram para fora cá dentro em 2015.

Em termos de regiões, o Algarve continua a ser o destino que atrai mais pessoas, seguido dos Açores e da zona Norte do país, que este ano passou a perna ao Alentejo. Os que não resistem a fazer uma curta viagem para o estrangeiro durante o verão, rumam a Espanha, ao Brasil ou a França.

Estes indicadores são boas notícias para Portugal, uma vez que a procura nacional registou um aumento de 26% face ao ano passado. Mas se os portugueses já não abdicam de fazer férias em Portugal, o mesmo se verifica com os estrangeiros.

Os dados revelaram que os turistas estrangeiros continuam a escolher Portugal para descansar durante o período de férias. Face ao ano passado, as reservas efetuadas por estrangeiros aumentaram 15%, com os franceses a serem o povo europeu que mais entra em Portugal, seguindo-se dos ingleses e dos alemães. O Algarve e o Norte são as duas zonas mais procuradas por estrangeiros nesta altura do ano.

Os preços das estadias, o crescimento de rotas realizadas por companhias aéreas low-cost e o custo de vida local mais baixo são alguns dos fatores que podem explicar este aumento.