7 museus insólitos a visitar urgentemente

Quando as excentricidades dão origem a espaços de exposição muito curiosos, surgem propostas culturais que prometem surpreender os que já estão cansados de ver manifestações artísticas mais comuns.

Saúde, sexualidade, moda ou arquitetura... Parecem-lhe temas perfeitamente normais para um museu, certo? Pois, na verdade, são mesmo! Propomos-lhe, por isso, uma viagem a museus que têm em exposição temas que se enquadram nestes banais universos do conhecimento, mas são também dos espaços culturais mais estranhos, originais e até mesmo impensáveis à face da terra.

Alguns deles nem sequer fazem parte dos roteiros turísticos das cidades onde estão integrados mas despertam a curiosidade de quem os visita quando são descobertos. Quer ver? Veja também a galeria de imagens com sugestões de museus eróticos que merecem uma visita atenta.

1. Museu da contrafação

Criado em 1951 pela União dos Fabricantes, o Musée de la Contrefaçon expõe mais de três mil produtos autênticos e as respetivas falsificações para que os visitantes aprendam a ver as diferenças entre ambos. Comida, bebidas, jogos, artigos de desporto, perfumes, tecnologia e têxteis são alguns dos objetos expostos.

Está instalado no número 16 da Rue de la Faisanderie, em Paris, em França. Está aberto de terça-feira a domingo das 14h00 às 17h30. Mais informações em www.unifab.com.

2. Museu da medicina

O espólio inicial deste museu foi doado pelo cirurgião Thomas Dent Müter com o objetivo de apoiar a formação dos estudantes de medicina. O Mütter Museum conta com mais de 20 mil objetos, desde radiografias, esqueletos, instrumentos médicos a espécimes patológicos preservados.

No exterior, existe um jardim com várias ervas medicinais. Está localizado na 19 South, 22nd Street, em Filadélfia, nos Estados Unidos da América. Funciona todos os dias entre as 10h00 às 17h00.

3. Museu erótico

Nasceu no coração de Barcelona, em Espanha, com a intenção de ser um centro de informação lúdico e didáctico sobre o erotismo, um tema clássico da humanidade. As 800 peças expostas no Museu de l'Erótica são oriundas de diversas culturas e expressam a importância do erotismo nas suas diferentes vertentes.

Está instalado na Rambla, 96. Está aberto todos os dias das 10h00 às 21h00 (até maio) e das 10h00 às 24h00 (de maio a setembro). Mais informações em www.erotica-museum.com.

4. Museu dos parasitas

Insólito e original, atrai anualmente milhares de visitantes. O Merguro Parasitological Museum, em Tóquio, é o único museu do mundo dedicado aos parasitas. Dividido em dois andares, no primeiro mostra uma visão global dos parasitas, enquanto no segundo apresenta o seu ciclo de vida.

Ao todo, estão representados 300 espécimes preservados em formaldeído, visto que para sobreviverem os parasitas precisam de estar em contacto com animais ou com o ser humano. Encontra-o no 4-1-1, Shimomeguro, em Megoruku. Este espaço museológico pode ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h00.

5. Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Também conhecido como MAC Niterói, o Musei de Arte Contemporânea de Niterói (na imagem) surpreende pelo seu espólio, mas o que à primeira salta à vista é o seu aspeto futurista, como se de uma nave espacial se tratasse. Localizado no Mirante da Boa Viagem, nos arredores do Rio de Janeiro, no Brasil, foi concebido por Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos contemporâneos, falecido em 2012.

Gratuito às quartas-feiras, funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. O pátio pode ser visitado de segunda-feira a domingo, entre as 09h00 e as 19h00. A vista é deslumbrante. Mais informações sobre as exposições em www.macniteroi.com.br.

Veja na página seguinte: Outros museus... diferentes!

Comentários