Museu promove atelier para construir presépios em massa de pão

A arte de trabalhar a massa de pão, imprimindo-lhe beleza artística, remonta à antiguidade

Entre 15 e 23 de Dezembro será possível, a todos os visitantes do Museu do Pão, participarem no atelier “Um Presépio de Presente”, mediante inscrição prévia.

Assim, cada um dos participantes poderá trabalhar a massa de pão e construir o seu próprio presépio, independentemente da sua idade.

O atelier, com duração de cerca de 30 minutos para a concepção e 30 para a cozedura, inclui uma pequena contextualização sobre a arte de trabalhar a massa de pão desde a Antiguidade, seguindo-se uma apresentação da massa (sem, no entanto, revelar os seus segredos!), e uma mostra do presépio modelo. Posteriormente, cada participante prepara o seu presépio, e termina com a cozedura do mesmo.

A massa que será utilizada no atelier não é a comum massa de pão, mas é garantido que, na sua concepção inicial, houve o cuidado de manter a essência e identificar enquanto massa de pão. Isto é, apesar de ser uma massa morta, que não leva fermento, estão presentes nela todos os ingredientes que a definem como tal e ainda outros 100% naturais, que garantem a sua maleabilidade, durabilidade e resistência.

Também no que se refere à cozedura há que ter em conta a temperatura do forno, que terá de ser baixa, e ao tempo que a peça terá que ficar no seu interior (pelo menos 24 horas). A peça só estará finalizada após a aplicação do verniz (em casa) que criará uma capa protectora que isolará a peça e manterá a sua integridade e perfeição.

Veja ainda:

" target="_self"> Chegou a hora de abrir os cordões à bolsa

Dita Von Teese fas strip no desfile de Gaultier

Paris fashion Week: Chanel

Acabe com os mitos das dietas

Uma pen que vai fazê-la brilhar

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários