Loulé garante Entrudo "Único e Irrevogável"

15 carros alegóricos satirizam a atualidade política

“Único e Irrevogável” é o tema da edição de 2014 do Carnaval de Loulé, que sai à rua nos dias 01, 02 e 04 de março, anunciou a organização, assegurando que, apesar da redução orçamental, a qualidade está garantida.

A contenção orçamental levou a autarquia a reduzir o investimento no evento entre 10% a 15% em relação ao valor gasto em 2013, destinando este ano à festa cerca de 150 mil euros, disse à Lusa fonte do gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Loulé.

As restrições não demoveram a organização de distribuir as receitas entre associações e coletividades do concelho que vão animar o corso juntamente com os grupos de samba e os gigantones e 50% das receitas de bilheteira vão para o Fundo de Emergência Social do concelho, esclareceu em comunicado a câmara municipal, entidade organizadora.

Tal como manda a tradição, os 15 carros alegóricos satirizam a atualidade política – há, por exemplo, um carro que recorda o episódio em que o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas apresentou a sua demissão e garantiu tratar-se de uma decisão irrevogável que se tornou famosa quando voltou atrás e voltou a integrar a equipa do Governo.

A organização decidiu juntar o Carnaval às comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, que vão decorrer ao longo de todo o ano no concelho de Loulé, e para o efeito os visitantes vão encontrar o carro alegórico “Os 40 anos de Abril: São sempre os mesmos”.

A Região de Turismo do Algarve (RTA) vai apoiar o evento com a promoção exterior do Carnaval de Loulé, sobretudo nas regiões espanholas da Galiza, Andaluzia e Extremadura.

“O Carnaval de Loulé é claramente um cartaz turístico da região e que decorre numa época em que precisamos de turistas”, disse, citado na nota, o presidente da RTA, Desidério Silva, que espera desta forma poder reforçar o número de dormidas e receitas.

A folia carnavalesca do concelho de Loulé não se resume ao corso e o programa de festa inclui uma festa a 01 de março, um baile de gala no dia 03 de março e ainda o Carnaval Infantil, marcado para 28 de fevereiro na Praça da República e que contará com a participação de mais de dois mil alunos das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho.

A câmara municipal lembrou que os visitantes podem ainda percorrer outros festejos carnavalescos que têm vindo a ganhar projeção, nomeadamente o Carnaval de Alte, aldeia do interior do concelho, e o Carnaval de Quarteira.

Lusa   

Comentários