Ponto de encontro dos habitantes de Faro, a Alameda João de Deus teve honras de se assumir como centro lúdico da cidade no final do século XIX, quando aos fins-de-semana as famílias ali exibiam os seus melhores trajes em ambiente de descontracção próprio dos dias de lazer.

Hoje, mais de um século depois, o centro da capital algarvia está confinado à zona costeira, mas a Alameda continua a reunir a preferência das famílias farenses que aproveitam este espaço único da cidade para gozar a tranquilidade cada vez mais difícil de encontrar junto aos centros urbanos.

Veja a galeria de imagens deste jardim

De geração em geração, o jardim tem sido testemunha silenciosa de relatos de experiências, assistiu ao desenvolvimento de muitas ideias, tornou-se confidente de segredos e viu nascer e crescer muitas histórias de amor. A Alameda João de Deus é por isso mesmo um jardim de memórias, testemunho de conversas, piropos, namoros, casamentos e outras tantas histórias passadas ou actuais que marcaram a vida dos farenses.

Inspiração islâmica

O jardim público mais antigo da capital algarvia foi construído no século XIX e deve o nome ao poeta e pedagogo João de Deus, autor da célebre «Cartilha Maternal», adoptada em Portugal como método oficial de aprendizagem da leitura a partir de 1888. Da época, este espaço guarda a traça original e as antigas casas dos jardineiros, instalações que actualmente servem de apoio às numerosas actividades que têm lugar na Alameda.

A fachada neo-islâmica (património classificado) do antigo matadouro da cidade remonta à data de construção do jardim e constitui hoje um dos três acessos. A Biblioteca Municipal de Faro, que fica paredes-meias com o jardim, aproveitou o espaço do antigo espaço do matadouro para ali se instalar e a sua imponente fachada com motivos orientais faz a transição entre este espaço cultural e a Alameda.

Faro é actualmente uma autêntica cidade universitária com 12 mil estudantes que animam e têm um peso considerável na economia da capital do Algarve. Também eles são assíduos frequentadores deste espaço verde que reúne as condições ideais para ler ou navegar gratuitamente na Net, porque a autarquia dotou a zona de acesso à Internet sem fios, como forma de captar visitantes.

Para todas as idades

Há pouco menos de dois anos, o jardim foi alvo de uma intervenção que permitiu a plantação de meia centena de árvores e cerca de 500 novos arbustos, além da repavimentação e da instalação de um
mini-golfe. Com as últimas obras de melhoramentos concebidas a pensar em todas as faixas etárias da população, que dotaram o parque de dois parques infantis e uma zona destinada ao exercício físico dos mais velhos, é comum assistir-se às habituais brincadeiras das crianças enquanto os idosos vão mantendo a forma no parque geriátrico. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, ímpar em jardins públicos nacionais.

Veja na página seguinte: O que acontece sempre que o sol espreita

Sempre que o Sol espreita, é raro encontrar algum equipamento de diversão livre.

Crianças e adolescentes deliciam-se com os campos de mini-golf e de futebol, onde pais e avós ensinam aos mais pequenos os primeiros passos associados a estes desportos.

Fruto de parcerias com diversas empresas e instituições, o jardim é palco de outros eventos e actividades praticamente todos os fins-de-semana. As aulas de Yoga no relvado, por exemplo, têm muita aceitação junto dos visitantes, causando o espanto e a admiração de muitos perante os harmoniosos exercícios realizados em perfeita comunhão com a natureza.

Para momentos de maior intimidade, o jardim reserva um pequeno recanto, ladeado de banquinhos de cimento a imitar troncos de árvores, que beneficia da sombra e frescura da água dos pequenos riachos circundantes. Numa área com cerca de dois hectares convivem harmoniosamente plátanos, palmeiras, malvas e cinerárias, entre as largas centenas de espécies que dão vida ao jardim.

Os pavões são, contudo, o ex-libris daquele espaço. Passeiam-se livremente pelo corredor principal ou pelas zonas ajardinadas e com um pouco de sorte pode apreciar o ritual de conquista próprio destas aves, quando o macho abre a cauda em forma de leque para atrair a fêmea, num espectáculo de rara beleza. Em cativeiro, podem ser apreciadas outras aves exóticas e alguns coelhos, que atraem a curiosidade dos mais pequenos sempre ávidos de novas descobertas.

Do simples passeio a actividades desportivas ou de diversão, a alameda de Faro é um pequeno oásis para os amantes das actividades ao ar livre.

Ficha técnica:

Jardim da Alameda João de Deus
Rua da PSP, Faro
Área: 2 ha
Infra-estruturas: dois lagos, ringue de futebol, mini-golfe, parque infantil e parque geriártico
Acesso gratuito à Internet
Entrada livre

Texto: Rita Gonçalves
Foto: Luís Melo