Grávida a bordo

Durante a viagem, a futura mãe deve respeitar algumas regras

Independentemente da duração da viagem, faça o possível para se sentir cómoda.

Use roupas largas e leves e opte por sapatos rasos e confortáveis e meias de descanso compressivas. Não é aconselhável que use roupa muito justa pois esta comprime a área abdominal ou as pernas, dificultando a circulação sanguínea.

Ponha em prática os conselhor que se seguem e faça uma boa viagem:

1. Sempre que possível, escolha um assento na zona antes ou sobre a asa, e a cadeira do corredor (onde se sente menos turbulência) ou os lugares junto das saídas de emergência, os quais dispõem de mais espaço, facilitando assim a sua movimentação e o acesso mais rápido às casas de banho.

2. Deverá levantar-se e, se possível,caminhar de meia em meia hora. Aproveite para balançar o peso do corpo, elevando os calcanhares para ficar de pontas e vice-versa.

3. Sentada, lembre-se de exercitar os membros inferiores: estique as pernas frequentemente; faça movimentos de pedal, fletindo e estendendo os tornozelos e mexa os pés como se tivesse a pisar alguma coisa, alternando a ponta do pé com o calcanhar pois estes exercícios estimulam a circulação.

4. Quando colocar o cinto de segurança faça-o abaixo da barriga e nunca sobre ela.

5. Ingira líquidos (sobretudo à água) e evite café e chá, bem como bebidas gasosas. Deste modo equilibra o seu organismo faceà baixa humidade das cabines dos aviões e hidrata-se. Lembre-se que a desidratação pode levar à diminuição do fluxo sanguíneo placentário, aumentando o risco de trombose.


Texto: Fabiana Bravo

artigo do parceiro:

Comentários