Doze "cake designers" portugueses e espanhóis estiveram em Óbidos a criar ao vivo bolos para as mais variadas ocasiões, que aí vão ficar expostos até dia 16 numa iniciativa da Associação Nacional de Cake Designers.

Os artistas deram largas à imaginação e criaram ao vivo, em apenas duas horas, desde bolos de aniversário, casamento ou batizado com bonecos infantis, candeeiros e até mesas desenhados ao pormenor e esculpidos em açúcar.

O encontro “Cake Alive”, assim designado, juntou participantes oriundos de vários pontos do país como Setúbal, Aveiro, Santo André ou Castelo Branco e até de Espanha, com as regiões da Corunha e Madrid representadas.

A iniciativa foi organizada pela Associação Nacional de Cake Designers, criada há ano e meio com o objetivo de divulgar o trabalho destes pasteleiros criativos, que se dedicam à decoração artística dos mais variados bolos, sendo por isso apelidados de “cake designers”.

“Cada vez mais os nossos pasteleiros e as pastelarias estão a interessar-se pela arte do cake designer, que veio também revolucionar o mercado da pastelaria”, admitiu Teresa Henriques, também ela "cake designer" e fundadora da associação.

Os doze bolos, na maioria de aniversário, vão ficar expostos até dia 16 no Convento de São Miguel, em Óbidos.