Esplanadas aquecidas

Diferentes propostas para diferentes tipos de hábitos (fotos)

Os dias frios não são desculpa para deixar de aproveitar as esplanadas que temos em Lisboa e no Porto, até porque, por cá, o sol brilha todo o ano. Além disso, as esplanadas que lhe indicamos têm aquecedores e mantas que afastam o frio, sendo por isso perfeitas para qualquer dia do ano. A seleção é da jornalista Rita Caetano, que já visitou a maioria delas. No verão e no inverno!

Esplanadas para ir em família:

- Kaffeehouse

Dá para ir almoçar, lanchar ou jantar e a pequena esplanada (com mantinhas à disposição) é muito acolhedora. As bebidas quentes disponíveis incluem vários tipos de chocolate quente e diferentes variedades de café. Têm sabor austríaco e, claro, aquecem qualquer um.

Se a fome apertar, também há várias especialidades da Áustria, com especial enfoque para as salsichas e, claro, as sobremesas, o apfelstrudel (strudel de maçã) e o sachertorte (bolo de chocolate vienense). Ao fim de semana e feriados, não perca o brunch. Encontra este espaço, na Rua da Anchieta, em Lisboa.

- Noobai

A vista para o Rio Tejo e para os telhados alfacinhas é deslumbrante e nem as noites ou dias frios lhe tiram o encanto, pois tem aquecimento e mantinhas para os mais friorentos. Situado no mIradouro de Santa Catarina, em Lisboa, o Noobai é o local ideal para levar os mais novos, que podem brincar à vontade no Noobinho.

Além do brunch ao fim de semana (ótimo, por sinal) há sempre pratos do dia, tostas, sanduíches, tapas e saladas. Ao lanche, prove os scones. E, já que estamos a falar de frio, experimente o vinho quente com laranja e especiarias.

Esplanadas com a melhor vista:

- Lost In

É daquelas esplanadas que pode passar despercebida a quem passeia no Príncipe Real, em Lisboa, mas facilmente conquista quem por lá passa. A decoração lembra a Índia mas a vista não engana. Lisboa em todo o seu esplendor está ao nível dos seus olhos.

Serve refeições com sabor oriental e mediterrânico mas também é um bar. As diversas variedades de chá ajudam a aquecer nos dias mais frios, tal como as mantinhas nas esplanadas exterior e interior, localizada numa tenda transparente para que a fantástica vista não se perca.

- Bar Praia da Luz

É uma esplanada sobre a praia, situada na Avenida do Brasil, no Porto, onde se pode preguiçar sem passar frio, quer na zona das mesas quer nas espreguiçadeiras, graças ao sistema de aquecimento e mantas de lã. É um bom local para tomar qualquer refeição ou apenas uma bebida quente e para ver o por do sol.


Esplanadas à beira rio:

- Bar 38º 41’

É a esplanada ideal para quem gosta de apreciar a calma do Tejo, que corre serenamente ali ao lado. Situada na Doca do Bom Sucesso, em Lisboa, esta é conhecida pelos cocktails e os snacks gourmets. O espaço, cujo nome evoca as epopeias dos descobrimentos portugueses, é perfeito para por a leitura em dia. Esplanadas para ir a dois

- Le Chat

Situada ao lado do Museu de Arte Antiga, em Libosa, esta esplanada é conhecida pela arquitetura premiada, pela vista e pelos cocktails, sumos e batidos naturais. Nesta época do ano, prove o chocolate quente com marshmallow mas também pode ir almoçar, jantar ou petiscar. No terraço, use as mantas.

- Scale

Situado no lobby do Epic Sana Lisboa Hotel, na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, muito próximo do centro comercial Amoreiras, este bar estende-se por um terraço onde pode degustar uma grande seleção de chás e um café especial cuja a apresentação muda semanalmente e, o melhor, tem uma localização resguardada e aquecimento.

- U Chiado

É uma das grandes esplanadas de Lisboa e funciona todo o ano, os guarda-sóis protegem do sol mas também da chuva e há aquecedores para o ambiente ficar ainda mais quentinho. É ideal para almoçar e jantar antes de uma saída. O restaurante tem uma nova carta, um novo chef, Pedro Reis, que estava no Bica do Sapato, um novo brunch ao sábado e um buffet de petiscos portugueses ao domingo.

Esplanadas para ir com amigos:

- Café Lisboa

É o novo espaço de José Avillez e está localizado, como os restantes restaurantes deste chef, no Chiado, neste caso, em pleno Teatro Nacional de São Carlos. A esplanada ocupa uma parte do Largo de São Carlos e, como convém nesta altura, é aquecida. Aqui é possível almoçar, jantar, petiscar ou tomar um cocktail.

Os bifes estão em destaque na ementa mas o bacalhau à Brás com azeitonas explosivas e o arroz de pato com couve lombarda também já nos conquistaram. Nos petiscos, sobressaem os pastéis de Lisboa (pastéis de massa tenra) e, nos doces, os pastéis de nata quentinhos.

- Champanheria da Baixa

Calor é coisa que não falta a esta esplanada da baixa portuense, no Largo Mompillher, devido aos aquecedores e aos cobertores. Como o nome indica, aqui o champanhe e cocktails com esta bebida são reis mas prove também os petiscos, ou seja, este é o cenário perfeito para um fim de tarde entre amigos.

- Clube 3 C

Não é uma esplanada grande mas é bem quentinha, graças aos aquecedores elétricos que a rodeiam e a iluminam durante a noite. O Clube 3C é um espaço cosmopolita, situado na Rua de Cândido dos Reis, no Porto, que associa um restaurante, com um menu de comida tradicional e mediterrânica, a um bar onde a música é a alma do negócio.

artigo do parceiro:

Comentários