Croácia em festa

Festival de Verão de Dubrovnik decorre até 25 de agosto

O verão é, por natureza, tempo de festa e animação e, na Croácia, isso não é exceção.

Entre julho e agosto de 2011, a cidade de Dubrovnik, na região da Dalmácia, recebe a 62ª edição do Festival de Verão de Dubrovnik, um evento preenchido com uma programação variada que inclui concerto, teatro, exposições e festivais ao ar livre.

Em toda a costa Adriática, há espetáculos com alguns dos mais reputados artistas internacionais. Nesta altura, a cidade respira cultura e todas as atenções estarão concentradas no palco no centro histórico, declarado Património da Humanidade da UNESCO. O Atrium do Palácio Sponza ou o Forte Revellín também serão locais de destaque e receberão, por exemplo, atuações de folclore.

A Orquestra Filarmónica de Zagreb e o Coro Ivan Goran Kovačić atuaram na abertura oficial deste evento, no dia 11 de julho. Outras presenças marcantes de relevo neste festival foram as da orquestra de Câmara La Scala de Milão (16 de julho), o grupo Il Giardino Armonico & Giovanni Antonini(21 de julho), solos de Violoncelo da Filarmónica de Munique & Monika Leskovar (27 de julho) e o recital de piano interpretado por Ivo Pogorelić, considerado um dos génios da música clássica contemporânea, que acontece no dia 25 de julho.

Em agosto, o espetáculo de guitarra clássica de Pepe Romero (8 de agosto) é um dos principais atrativos para quem passar por aqui. No dia seguinte, é a vez de Sulic & Hauser, que compõem o duo conhecido com o nome 2Cellos brilharem e darem música com as famosas interpretações de «Smooth Criminal» e «Welcome to the Jungle».

Para 13 de agosto está agendado o espetáculo de violino e piano de Vadim Repin & Sergei Tarasov. Boris Berezovsky & Alexander Ghindin, que formam um duo de piano, por muitos considerado como os autênticos sucessores dos grandes pianistas russos, atuam no dia 18 de agosto. O dia encerramento está a cargo da Orquestra Sinfónica de Dubrovnik e do maestro Repušić que apresentam o solista Croata, Denis Kozuhkin, vencedor da reconhecida competição internacional de música «Queen Elisabeth».

Durante os 47 dias em que o evento decorre existas muitas outras iniciativas de destaque e, por exemplo, os amantes de cinema poderão deliciar-se com o Festival de Cinema de Pula que irá apresentar seis filmes em colaboração com o cinematógrafo de Dubrovnik. Para informações sobre o Festival de Verão de Dubrovnik, consulte o site oficial do evento.

artigo do parceiro:

Comentários