Tem-se assistindo a um regresso às feiras e mercados de rua que contraria a tendência generalizada de compras em centros comerciais e supermercados. Para além dos tradicionais produtos agrícolas e antiguidades, o número de novos designers e de pequenas empresas que apostam neste tipo de comércio é cada vez maior. Perante a crescente procura e curiosidade, assiste-se também a uma revitalização ao nível da sua organização: procuram atrair consumidores e vendedores mais jovens. Numa época de férias, turismo e calor, são vários os eventos que vão decorrer de norte a sul do país, sejam os típicos mercados municipais, novos projetos que foram aparecendo ao longo do ano ou feiras de verão. Para que consiga os melhores negócios, veja as sugestões que deixamos para si.

Porto

1. Feira da Vandoma (Alameda das Fontainhas, sábados das 08:00 às 13:00). Uma das feiras mais emblemáticas do Porto, a Feira da Vandoma nasceu espontaneamente nos anos 70, por estudantes que vendiam livros e roupas em segunda mão.  Regulamentada atualmente pela Câmara Municipal, oferece artigos como louça, mobiliário, livros, discos e roupas em segunda mão.

2. Mercadinho dos Clérigos (Rua Cândido Reis, segundo e último sábado de cada mês das 10:00 às 20:00). Junto aos emblemáticos Clérigos, o Mercadinho reúne bancas de produtos biológicos, artesanato, livros, música, antiguidades, entre outros. 

3. Flea Market/Feira da Pulga Porto (Jardim de S. Lázaro, organização mensal). Com o lema "One man's garbage is another man's gold", a Feira da Pulga promete música, pechinchas da melhor qualidade, bancas com petiscos, artigos vintage, boa música e uma tarde bem passada. A Pulga representado pela S.P.O.T. (Sociedade Portuense, Outras Tendências, Lda.) e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer e com o patrocínio da Unicer. Em agosto a organização estará de férias, mas deixamos a sugestão para que mais tarde possa visitar.

4. Mercado Porto Belo (Praça Carlos Alberto, sábados das 12:00 às 19:00). O nome brinca com o famoso mercado londrino Portobello, no qual se inspira, e tem o objetivo de dinamizar a cidade e misturar novos criadores com velharias. O Porto Belo procura distinguir-se pela sua diversidade e capacidade de atrair todo o tipo de públicos, sendo o local ideal para comprar discos vinyl e cd's, roupa vintage, antiguidades, livros, revistas, produtos biológicos e propostas de jovens criadores.

 

Lisboa

5. Lx Market (Lx Factory, Alcântara, domingos das 12:00 às 19:00). Localizada no cool Lx Factory, a feira reúne propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas, tal como peças em segunda mão, vestuário, calçado e acessórios, objetos de decoração, discos, produtos biológicos frescos e compotas, entre outros.

6. Mercado de Fusão do Martim Moniz (Praça do Martim Moniz, aberto todos os dias das 11:00 às 22:00, feira aos  sábados das 17:00 às 22:00). Aberto todo o ano, o Mercado de Fusão é um projeto que tem como objetivo criar um espaço dinâmico no Martim Moniz, aproveitando a sua riqueza cultural. Com 10 quiosques e uma mega esplanada com capacidade para 300 pessoas, poderá experimentar iguarias portuguesas e países como o Peru, Bélgica, Brasil, Japão, China, Itália, Índia. Uma vez por semana, decorre “mercado de fusão”, que pretende reunir uma grande variedade de pequenos negócios, desde roupas a produtos de mercearia, oriundos de diferentes pontos da cidade.

7. Coolares Market (Pé da Serra, Colares, último fim de semana de cada mês das 11:00 às 19:00). O primeiro "Hippie Chic Garage Sale" tem lugar na Caza e Quinta de Cima do Pé da Serra e reúne as propostas mais cool de design, vintage e produtos gourmet. Valoriza marcas e já realizou diversas parcerias com alguns dos nomes mais conhecidos da blogosfera portuguesa, criando edições especiais do evento.

8. Mercadinho do Beco (Beco do Rosendo, Mouraria, último sábado de cada mês). Com um horário especial nos meses de julho e agosto, realizando-se das 17h às 22h, o Mercadinho integra-se no projeto da Associação Renovar a Mouraria e tem lugar na Mouradia - Casa Comunitária da Mouraria. É possível vender, comprar ou trocar produtos e a receita do Mercadinho reverte integralmente para as obras dos nº4 e nº6 da Mouradia.

9. Rehabbed Pop-Up Market. É um mercado trendy, eclético, com artigos para todos os estilos e orçamentos e com um denominador comum - a qualidade e bom gosto - e todos os expositores são escolhidos criteriosamente procurando constituir uma amostra diversificada e inovadora em cada edição. Já conta com 5 edições, sendo que as últimas duas decorreram no centro empresarial do Espaço Amoreiras.

10. Feira Urbana de Santo Estevão (Largo do Chafariz de Dentro, Alfama, primeira e terceira quinta-feira de cada mês). Junto ao Museu do Fado, a Feira Urbana de Santo Estevão oferece uma grande variedade de produtos como peças de joalharia, roupa, objetos de decoração, produtos típicos portugueses, antiguidades e velharias, entre outros. De abril a outubro, abre das 9h às 20h, enquanto que nos restantes meses encerra uma hora mais cedo.

12. Feira das Almas (Regueirão dos Anjos nº 70 - Taberna das Almas, primeiro sábado de cada mês das 11:00 às 19:00). Contando já com 19 edições e cerca de 65 bancas, a Feira das Almas apresenta um conceito inovador: dar a conhecer ao público novos projetos e ideias de jovens artistas, artesãos e designers. Aqui poderá encontrar peças de joalharia, artesanato, design de moda, ilustrações, bem como artigos de coleção/vintage/em segunda mão.

13. Mercado do CCB Novo&Antigo (Caminho pedonal e Praça do CCB, Belém, primeiro domingo de cada mês das 10:00 às 19:00). O Mercado reúne as áreas do design, antiguidades, moda, produtos agrícolas e gastronomia e mantém uma relação estreita com a programação artística do CCB, nomeadamente com a música. Assim, para além das banquinhas, poderá usufruir de 30% de desconto em espetáculos, bem como das atuações que a organização planeia para o evento.

14. Feira da Buzina. Realizada em parques de estacionamento com o formato "Car Boot Sales", a Buzina apresenta um conceito original no qual os vendedores utilizam a bagageira do seu carro como expositor dos seus artigos, que podem ser de todo o tipo. O local e a data de realização não são fixos.

Algarve

15. Etniarte: Mercado Étnico e Músicas do Mundo (Avenida Pedonal, Monte Gordo de 19 a 22 de agosto, das 17:00 às 00:00). O mercado Etniarte tem o objetivo de reunir artesãos e comerciantes de diferentes culturas, onde convivem e mostram ao público a sua arte e as suas tradições. Centra-se no artesanato, gastronomia e música de mais de 50 países participantes, que incluem Marrocos, Argélia, Itália, Brasil, Espanha, Tunísia e Portugal, entre outros.

16. Feira Medieval de Silves (centro histórico de Sines, de 8 a 17 de Agosto das 18:00 às 01:00). Para além de potenciar o turismo cultural e de promover o concelho, a Feira Medieval procura sobretudo dar aos seus cidadãos e visitantes uma visão da cidade que foi antiga capital do Reino do Algarve, conhecida como Al-Gharb. Durante 10 dias, Silves viaja no tempo e é inundada por personagens de tempos passados, desde saltimbancos e malabaristas a encantadores de serpentes e bailarinos, numa excelente recriação histórica.