Às compras no Algarve

Conheça todas as opções para explorar e comprar

O Algarve é uma região que combina a cultura tradicional, com o cosmopolita e pitoresco, tem o requinte dos tempos modernos e a tradição do antigamente. Fazer compras poderá ser uma ótima maneira de explorar a região, conhecer o seu quotidiano, as suas gentes e tradições, desde os mercados, até às feiras, passando pelos centros comerciais, o Algarve tem muitas opções para explorar e comprar.

Lembranças e presentes: Espalhadas por todo o algarve estão peças únicas, souvenirs, recordações e lembranças de artesanato algarvio, maioritariamente em zonas com animação de rua noturna, uma vez que os dias são passados na praia e no mar, e à noite sabe bem apanhar um ar fresco e passear pelas ruas da região.

Zonas com Lojas: Para aproveitar o bom tempo, nada melhor que dar um passeio pelas ruas das vilas e cidades mais próximas. Em Portimão sugerimos a Rua Direita, junto à zona ribeirinha, onde poderá encontrar lojas tradicionais com artesanato, misturadas com lojas de marcas internacionais.
Se está por Lagos encontrará variadas lojas de cerâmica, com peças únicas e originais. Em Faro, sugerimos a Rua de Santo António, que é conhecida como “um centro comercial ao ar livre”, com esplanadas para beber um refresco à tarde e lojas para todos os gostos. 
Em Vila Real de Santo António, poderá encontrar um verdadeiro “shopping” ao ar livre, onde as lojas exibem os produtos nos passeios, criando um ambiente muito vivo e colorido. Em Olhão, na Rua do Comércio encontram-se pequenas lojas, com bancas na rua a vender os seus produtos. Na beira ria pode-se comprar marisco cru ou cozido. Outro importante centro de comércio tradicional é o de Loulé: junto à muralha do Castelo encontram-se oficinas de artesãos que vendem peças de cobre e de couro.

Mercados: Depois de terem sido sujeitos a processos de modernização, os mercados conjugam hoje o antigo prazer de comprar alimentos frescos, com uma ida às compras muito divertida. Deixamos-lhe aqui alguns dos mais conhecidos e conceituados mercados algarvios:

-Mercado Municipal de Faro: Um único piso térreo com espaços organizados de venda de produtos fresco.

-Mercado Municipal de Loulé: Também ele remodelado, tem 2 áreas distintas, uma destinada ao mercado tradicional, e um segundo destinado à restauração.

-Mercado Municipal de Olhão: Neste mercado o peixe é especialmente fresco e vale a pena ser visitado apenas para admirar a arquitetura monumental do edifício.

-O Mercado Municipal de Lagos conta com um piso destinado aos produtos alimentares e no outro piso encontrará um restaurante panorâmico, com uma vista fabulosa.

-O Mercado Municipal de Portimão, também ele inteiramente reconstruído, reúne um espaço de bens alimentares e não alimentares, um parque de estacionamento, entre outros serviços.

Feiras: Para quem gosta de fazer compras fora de lojas e centros comerciais, esta será uma ótima opção. Certamente não irá sair de uma feira algarvia de mãos a abanar. A oferta é muito diversificada, desde barraquinhas em vilas, toldos nas cidades ou velharias nas aldeias, encontrará periodicamente feiras. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões por localidade:

-Albufeira: Caliços- 1º e 3ª Terça-feira do mês;

Guia- 3ª Sexta-feira do mês;

Paderne- 1º Sábado de cada mês

Alcoutim: Pereiro- 4º Domingo do mês;

Vaqueiros– 2º Quinta-feira do mês

Aljezur: Rogil– 4ºDomingo do mês;

Aljezur– 3º Segunda-feira do mês

Almancil: 1º e 4º Domingo do mês

Boliqueme: Última quinta-feira do mês

Castro Marfim: 2º Sábado do mês

Quarteira:Todas as quartas-feiras

Faro: Estói- 2º Domingo do mês

Lagoa: 2º Domingo do mês 

Lagos: Mercado 1º Sábado do mês;

Odiaxere- 4º Quinta-feira do mês;

Feira de Velharias Barão de S.João-4º Domingo do mês

Sagres: 1º Sexta-feira do mês

Tavira: 3º Sábado do mês 

Centros Comerciais: Estes espaços são por norma locais sofisticados que enquadram num só lojas, restauração, cinemas, etc. Espalhados por todo o país são frequentemente local de eleição dos portugueses, e como o Algarve não é exceção, deixamos-lhe aqui alguns dos mais conhecidos:

O maior de todos é o Algarve Shopping, uma superfície ao ar livre localizada em Albufeira, com mais de 150 lojas entre elas supermercado, pista de bowling, cinemas, restaurantes e lojas variadas.

Em Faro tem o Fórum Algarve, com cerca de 100 lojas, entre elas 9 salas de cinema e restaurantes.

Na Quinta do Lago Resort tem o Quinta Shopping, um conceito mais pequeno e requintado com boutiques requintadas, cosmopolitas e luxuosas. Muito perto deste, tem o Bougainvilae, apenas com um piso este centro comercial oferece sobretudo produtos para satisfazer as necessidades do dia a dia.

Em Tavira pode passear pelo Gran Plaza onde tem variadas lojas e também aproveitar a noite para ir ao cinema. O mais agradável é que pode jantar lá fora, numa grande esplanada com vista para a Ria Formosa.

Olhão ganhou recentemente um novo centro comercial: o Ria Shopping constitui uma oferta inovadora de lojas diversificadas, dos serviços à moda, da restauração ao lazer. O seu design moderno é um convite constante a todos os visitantes.

Qualquer que seja o programa que escolher, aproveite para passear e se divertir, quer seja a comprar lembranças para os seus amigos ou familiares, quer seja para fazer compras de roupa e aproveitar os saldos ou para compras de casa, o importante é aproveitar ao máximo as férias e relaxar.

artigo do parceiro:

Comentários