O Museu do Oriente celebra a Festa da Índia, durante o mês de Outubro, com aulas de ioga, massagens, pintura de mãos, workshops de tablas, dança e gastronomia, entre outras iniciativas.

O restaurante do Museu associa-se também às festividades, com uma carta dedicada às especialidades indianas.

Quer o buffet dos almoços das sextas-feiras, sábados e domingos, quer o habitual menu de degustação, disponível ao jantar, têm a Índia como tema comum.

Aprender a dançar como os actores do filme “Quem quer ser bilionário”, construir um tapete da sorte com flores, experimentar uma massagem indiana ou assistir a uma passagem de modelos de saris, são algumas das sugestões do Museu do Oriente para este mês.

PROGRAMA FESTA DA ÍNDIA:

Abhisarika por Anurekha Ghosh:Anurekha explora a tradição clássica da dança kathak com uma mistura sublime das expressões artísticas da Pérsia e do Norte da Índia.

Índia para bebés: Através da exploração de sons, movimentos e cores, inspirados em fábulas indianas, pretendemos despertar o interesse e a atenção dos bebés, no intuito de desenvolver a imaginação, a criatividade e a expressão das ideias. Em colaboração com Contos da Lua Nova. Necessária marcação até 3 de Outubro.

Workshop de Danças Kathak: Originária do Norte da Índia, esta dança clássica indiana, cujo nome em sânscrito – Katha - significa “história” constituiu, em tempos, uma forma de expressão religiosa de peregrinos itinerantes: os katthakas (contadores de histórias), que recitavam ou contavam histórias dos épicos e as ilustravam com alguns elementos de dança.

Rangoli:Vamos vestir o papel de anfitriões do Museu e aprender a receber à boa maneira indiana. Venha criar connosco um rangoli, uma das formas de arte mais populares deste país, normalmente colocada no chão, perto da entrada da casa, para dar as boas-vindas!

Workshop de gastronomia indiana: Neste workshop, cujos temas principais são a saúde e os sentidos, vamos apresentar técnicas utilizadas na confecção de gastronomia indiana.

Kriyas – Purificações Matinais: Os kriyas são purificações físicas e espirituais, baseadas no ioga antigo. Faça dos kriyas uma rotina harmoniosa. Em colaboração com a Federação Portuguesa de Yoga. Aconselha-se o uso de roupa confortável.

Massagem indiana à cabeça: A massagem indiana à cabeça provém da tradição Ayurvédica e consiste numa terapia em que o massagista elimina bloqueios musculares, desde as costas até à face. Descubra os inúmeros benefícios desta técnica com 4.000 anos. Em colaboração com o SPATITUDE.

Suryanamaskar, Saudação ao Sol: Neste dia convidamos a vir saudar o Sol! O suryanamaskara, ou saudação ao Sol, é uma sequência de asanas (posturas) fundamentais do ioga e deve ser feita com um estado de atenção interior.

Pinturas Mehendi: Na cultura hindu, a henna é usada em todos os grandes festivais. Nos casamentos, as noivas pintam as mãos e os pés com intrincados desenhos que pretendem simbolizar a força do amor no casamento. Celebre a sua vinda ao Museu do Oriente adornando as mãos ao gosto da cultura hindu.

Workshop de danças Bollywood: A junção das palavras Hollywood e Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra a indústria cinematográfica da Índia) deu Bollywood, a maior indústria de cinema indiana, a partir da qual se desenvolveu um estilo de dança resultante da fusão de danças indianas com outros estilos orientais e ocidentais. Venha dançar e deixar-se contagiar por este ritmo exótico!