8 regras para conseguir os melhores preços quando reservar viagens online

Não se deixe enganar! Saiba quais são os cuidados a ter e veja as cedências que pode ter de fazer para viajar por valores que não arruínam o seu orçamento.

Há cada vez mais pessoas a reservar pessoalmente as suas viagens de avião online, em vez de recorrer a agências. «Eu já não vou a uma há mais de 10 anos», confessa Pedro Martins, um gestor de projetos que até para o périplo que fez pelo sudeste asiático planificou e reservou todos os trajetos aéreos e escalas através da internet, apesar de ter demorado mais tempo. Para conseguir os melhores preços, existem, no entanto, cuidados a ter e cedências a fazer.

Estas são dicas úteis a ter em conta:

1. Evite as épocas altas (Páscoa, final de julho e agosto e fim de ano) e compre os bilhetes com antecedência (pelo menos três meses) ou então escolha o destino consoante as promoções de última hora.

2. Seja flexível nas datas de reserva. Por vezes, ir alguns dias mais tarde ou mais cedo pode fazer diferença no preço.

3. Subscreva as newsletters das companhias aéreas para estar informado acerca das promoções que acontecem regularmente. Acompanhe-as também nas redes sociais porque, muitas vezes, há promoções exclusivas que não são promovidas de outra forma.

4. Pesquise nos sites das próprias companhias mas também naqueles que mostram todos os voos disponíveis para poder comparar não só as low cost mas também as tradicionais. O site Skyscanner.net é um dos melhores e o Viajar.com também não é mau.

5. Faça a reserva diretamente nos sites das companhias aéreas para poupar as taxas que são pagas através dos call centers.

6. Os serviços extra (reserva de lugar, refeições, bagagem e seguro, por exemplo) são quase sempre pagos. Por isso, pague apenas por aquilo que vai realmente usufruir.

7. Algumas companhias low cost operam em aeroportos longe do centro e pode ter de gastar o que poupou no preço dos bilhetes em transportes para chegar ao destino. Pesquise nos sites dos aeroportos e veja o preço das ligações antes de efetuar a compra.

8. Em algumas companhias, só pode levar um volume de bagagem de mão. Isso significa que terá de colocar a sua carteira de mão dentro da mala de viagem para não ter de pagar bagagem suplementar.

Texto: Rita Caetano com Luis Batista Gonçalves

artigo do parceiro:

Comentários