13 monumentos que vale (mesmo) a pena visitar

Em Portugal e no estrangeiro, existem pontos de passagem obrigatórios. Locais que, pela sua beleza e pela sua beleza, merecem ser vividos e fotografados

Reduzir a 13 os monumentos mais bonitos do mundo está longe de ser tarefa fácil. Basta pensarmos só um pouco para nos lembramos de, pelo menos, o dobro mas a falta de disponibilidade não nos deixa margem para fazer todas as viagens que queremos, pelo que há que eleger prioridades. Escolhemos, por isso, aqueles monumentos cuja beleza e grandiosidade são de tal forma indescritíveis que deveríamos poder contemplá-los pelo menos uma vez na vida. Se ainda não sabe onde ir nas suas próximas férias, estes são alguns dos locais que deve incluir no roteiro:

1. O castelo da serpente

Kukulkan, no México, também conhecida como El Castillo, é o monumento mais impressionante da cidade de Chichén-Itzá. Pensa-se que foi construído para fins astronómicos. Os melhores dias para a visitar são os do equinócio da primavera e do outono. Nessas alturas, quando o sol reflete na escadaria, a sua sombra forma uma serpente.

2. A mesquita do sultão

Conhecida também como mesquita do Sultão Ahmet, a Mesquita Azul (na imagem), na Turquia, é um edifício imponente da cidade de Istambul. Na sua construção, foram usados 21.043 azulejos que lhe dão a tonalidade azulada que lhe dá o nome. Confirme os horários da visita, porque está fechada aos turistas durante as cinco orações do dia, mas vale a pena.

3. O monumento funerário mais romântico do mundo

O Taj Mahal, na Índia, um mausoléu, é um dos monumentos mais românticos do mundo. Foi construido pelo imperador Shan Juhan, em Agra, para homenagear a sua mulher. O mármore branco ganha tons diferentes ao longo do dia. Se tiver tempo e possibilidade, vá a Mathura, uma das setes cidades sagradas do hinduísmo, situada a apenas 90 minutos de Agra de autocarro.

4. Os edifícios do califa

La Alhambra, em Espanha, foi o maior centro político muçulmano no ocidente e reúne vários edifícios e jardins, cada um mais bonito que o outro, longe do rebuliço da cidade de Granada. Hoje, é um dos monumentos mais visitados de Espanha e até da Europa. O bilhete Alhambra Experiencias combina a visita noturna e diurna.

5. O altar do deus hindu

Angkor Wat, no Camboja, é o maior e o mais bem preservado monumento do parque arqueológico de Angkor. Foi construído para homenagear o deus hindu Vishnu e, hoje, associa o hinduísmo e o budismo. Veja o nascer do sol, um momento que ali ganha ainda maior intensidade e beleza. A melhor fotografia consegue-se junto à margem esquerda do lago. Fica a dica!

Veja na página seguinte: O monte da abadia e o palácio que é um símbolo

Comentários