1º sinal – Olá – Quando anda pelas ruas à procura de um restaurante para aproveitar a noite e é abordado com um olá, normalmente é porque o restaurante precisa de clientes... Não tem de ser o restaurante a abordá-lo, tem que ser a pessoa a procurar o espaço onde quer gastar o seu dinheiro. Hospitalidade e simpatia é outra coisa.

2º sinal – Mesas e bancadas sujas – Sentar-se numa bancada ou numa mesa suja é inaceitável. Um bom restaurante limpa tudo antes de um novo cliente se sentar para desfrutar de uma boa refeição.

3º sinal – Ser ignorado – Se entra num restaurante e se sente que ninguém o vai atender, não é bom. Se chamar o empregado para o servir e mesmo assim isso falhar, então o mais fácil é ir encontrar outro restaurante, porque não vai ser bem servido de certeza.

4º sinal – Restaurante vazio – Isto só se aplica às horas das refeições. Claro que se for almoçar às 16h é provável que não haja ninguém no restaurante. Mas se for sábado às 21h e o restaurante estiver vazio, é porque não deve ter agradado a ninguém.

5º sinal – Casa de banho suja – Este espaço vai refletir a atenção que é dada ao estabelecimento no geral. Ou seja, a casa de banho de um espaço é onde as pessoas vão para se cuidar, se esse espaço não estiver em condições é porque tudo o resto também não vai estar.

6º sinal – Bebidas demoradas – Tudo bem que às vezes o restaurante pode estar cheio e demorem mais a trazer os nossos pedidos. Mas se o restaurante não está cheio e o empregado de mesa está a brincar com o seu telemóvel, então isso já é inaceitável.

7º sinal – O prato principal vem frio – Não há nada pior que a comida que estamos a pagar vir fria.

8º sinal – As entradas virem na vez do prato principal – Já está no restaurante à algum tempo, já tem as suas bebidas e já fez o seu pedido. Depois de esperar algum tempo, tempo suficiente para trazerem o seu prato principal, servem lhe as entradas... Não é bom sinal. As entradas têm de ser servidas assim que chega, se isto está a acontecer é porque todo o serviço vai estar muito demorado.

9º sinal – Trazerem a conta a acompanhar a sua comida – Isto é um sinal que o estão a querer despachar. É desconfortável para o cliente e mau para o restaurante.

10º sinal –  Não agradecer – Se quando estiver a sair não agradecerem a sua presença, foi porque provavelmente não gostaram de o ter presente. É importante que restaurante  e os seus colaboradores tenham um relacionamento amigável com os clientes.