Descansa (mesmo) bem durante a noite?

Muitas pessoas não têm qualquer problema em adormecer mas, para muitas outras, que sobrem de insónias ou sonolência excessiva, ir para a cama pode ser um verdadeiro drama. Faça já o teste

Por mais que tentem, há pessoas para quem a falta de sono, o excesso de vigília e a dificuldade em adormecer em função do desajuste dos ritmos circadiários são um verdadeiro problema na hora de dormir. Outra das dificuldades comuns prende-se com a sonolência excessiva, que ocorre nos casos de narcolépsia e de apneia. E o facto de uma pessoa dormir muito tempo, mesmo 14 ou 16 horas por dia, não significa que tenha um sono de qualidade.

De acordo com dados da Associação Portuguesa do Sono (APS), pelo menos 20% dos portugueses manifestam problemas a este nível, apresentando dificuldade em adormecer, despertares noturnos frequentes ou ainda acordares precoces, um problema que nos meses de verão se agrava com o calor. Para saber se sofre de perturbações do sono ou avaliar até que ponto necessita de procurar ajuda médica, responda às perguntas que se seguem e obtenha uma primeira avaliação.

Embora tenha sido elaborado e revisto por especialistas, este teste tem um carácter meramente lúdico e não tem qualquer pretensão de rigor científico.

artigo do parceiro:

Comentários