Passatempo Prevenir/Lidel

Saiba se ganhou os livros «O Sono – Efeitos da sua privação sobre as defesas orgânicas» do neurologista Ângelo Soares

Ultimamente tem vindo a verificar-se um aumento crescente de queixas relacionadas com o sono.

As doenças do sono constituem por isso um grave problema porque, além de ser uma situação desagradável para o doente, reflecte-se na vida diária, na eficácia profissional ou escolar e acabam por desencadear graves problemas de saúde física e mental.

O livro «O Sono – Efeitos da sua privação sobre as defesas orgânicas», editado por Lidel – Edições Técnicas, é composto por casos reais retirados da prática clínica do autor, ilustra a influência de diversos hábitos instalados ao longo da vida, os quais, ao interferirem na qualidade do sono, predispõem o indivíduo para doenças. Após definir o sono, assinala o efeito de toda a actividade cerebral enquanto se dorme e evidencia o trabalho dos neurónios e respectivos neurotransmissores, quer na aquisição de funções como a memória, a capacidade criativa e o pensamento abstracto, quer na preservação da imunidade, essencial às defesas do organismo.

Dirigido a profissionais de saúde, como neurologistas e clínicos gerais, recomenda-se também a sua consulta pelo público em geral, já que são também apresentados alguns conselhos úteis para um sono reparador, que podem ajudar a atrasar o desenvolvimento e a evolução de doenças e a conservar a qualidade de vida. Tínhamos 10 exemplares desta obra para oferecer. Os vencedores são:

Julieta Viegas Gil (Lisboa)
Anne Sophie Pereira (Póvoa de Varzim)
Dália Maria Antunes (Algueirão)
Paulo Daniel Rolo (Corroios)
Catarina Isabel Santos (Olival)
Mário Rodrigo Cunha (São Brás de Alportel)
Maria José Rosado (Sagres)
Nuno Filipe Costa (Bobadela)
Sérgio Miguel Tereso (Almada)
Ana Rita Rego (Barcelos)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou. Se concorreu aos nossos passatempos anteriores, clique aqui para ver os resultados. Aproveite e concorra também aos novos passatempos actualmente online.

O SAPO Saúde assegura a divulgação do passatempo não lhe assistindo qualquer responsabilidade na selecção de premiados, entrega de prémios e demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou esclarecimentos adicionais, por favor contacte luis.batista@entusiasmomedia.pt.

artigo do parceiro:

Comentários