Passatempo Jardins/Agenda 2015

Veja já se ganhou o livro/agenda «Hortas e jardins medicinais», uma obra da especialista em botânica Fernanda Botelho, publicada pela Dinalivro Edições

Uma agenda é essencial para organizar e programar o seu tempo e tarefas. Conjugar este tipo de objeto com informação útil e fácil de consultar torna-se perfeito. É esta a proposta da nova agenda/livro de Fernanda Botelho, este ano subordinada ao tema «Hortas e jardins medicinais». Nesta obra, a especialista em botânica volta a surpreender ao conjugar a beleza de fotografias originais de plantas e flores com dados rigorosos sobre as suas propriedades medicinais, até porque o verde nos apazigua a alma e os jardins convidam à quietude e à contemplação.

Talvez seja por isso que cada vez mais pessoas procurem refúgio entre as plantas. Cultivar uma horta, quer seja numa varanda, num terraço, num canteiro público ou num quintal, tornou-se uma atividade com um número crescente de adeptos. Nesse sentido, a autora escolheu 53 plantas, algumas delas pelo seu perfume e beleza, como a brugmansia, outras pelo facto de atraírem borboletas e abelhas, por exemplo, a budleia. Ao seu lado, há ervas aromáticas, especiarias e inúmeras hortícolas, como a couve ou a fava, sobre as quais a autora partilha não só conselhos de cultivo e consociações, mas também aplicações terapêuticas e culinárias.

Como em anos anteriores, todas as plantas são identificadas através de fotografias a cores e, nas páginas finais, reúne-se uma mão-cheia de receitas suculentas. Com utilizações tão diversas, esta agenda constitui uma ferramenta proveitosa e um convite a uma comunhão mais profunda com a natureza. Durante dezassete anos, Fernanda Botelho viveu, estudou e trabalhou em Londres, sempre na área das plantas medicinais e da pedagogia Montessori e Waldorf. Em Portugal, desde 1998, tem participado em diversos projetos de educação ambiental e, entre outras publicações, colabora regularmente com a revista Jardins.

Tínhamos 10 exemplares de «Agenda 2015 - Hortas e jardins medicinais» para oferecer. Os vencedores deste passatempo são:

Mafalda Miguel Rojão (Canas de Senhorim)
Carla Ferreira Neves (Santo Tirso)
Carla Sofia Rafael (Lisboa)
Alexandra Manuela Rosado (Pinhal Novo)
Joana Lopes Leal (Paredes)
Maria da Graça Lobato (Abrantes)
Ana Rita Correia (Queluz)
Neusa Regina da Cunha (Espinho)
Ana Priscila Bacelar (Fernão Ferro)
Carla Raquel Fonseca (Arouca)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou.

O SAPO Lifestyle assegura a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados, entrega de prémios e demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou esclarecimentos adicionais, por favor contacte jardins@plotcontent.com. NÃO UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

artigo do parceiro:

Comentários