Parabéns aos vencedores!

Joana Cristina Ferreira Lemos Barroso
Leonardo Alexandre Ricardo Miguel
Carina Vanessa de Sá Alves
Joana Guerreiro Martins Nunes Dos Santos
Ana Filipa Neves Cardoso

Goya (1746-1828), pintor e gravador espanhol, fundador do movimento Romântico e percursor do Impressionismo, é dos mais importantes artistas plásticos do final do século XVIII. Embora pintor oficial da corte de Carlos IV, de Espanha, foi um crítico feroz à sociedade em que viveu, como demonstra em CAPRICHOS, uma colecção de 80 gravuras onde censura os vícios humanos e as instituições políticas, denuncia as injustiças sociais e satiriza os comportamentos da sociedade, sobretudo das classes da nobreza e clero. Passados quase duzentos anos, a necessidade de justiça social manteve-se pelo que a UNESCO, em paralelo com o plano Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ONU, 2000/2015), promoveu o projecto Dancing for the Millennium Goals (A Dançar pelos Objectivos do Milénio), no qual a presente exposição se inseriu, contribuindo com parte da sua receita. Em Portugal, o apoio reverte para a ONG P&D Factor – Associação para a Cooperação Sobre População e Desenvolvimento.

Uma exposição a visitar nas Caves Cálem em Vila Nova de Gaia!

As Caves Cálem estão localizadas na mais bela área de Vila Nova de Gaia, com o Rio Douro em frente e uma fantástica panorâmica sobre a cidade histórica.

Com mais de 150 anos de história, a Cálem está perfeitamente integrada no séc. XXI e respeita simultaneamente a história herdada do passado bem como as necessidades de quem nos visita actualmente, tendo recebido dois prémios “Best of Wine Tourism” (de arquitectura e de Wine tourism services). Em 2014, As Caves Cálem receberam 200.000 pessoas destacando-se como cave de vinho do Porto mais visitada. Em 2015, As Caves Calem forem distinguidas com o prémio “best Choice 2015” por juízes e visitantes asiáticos.

Diz a imprensa:

“Sátira, ironia, crítica. Com as suas gravuras realizadas na maioria na última fase da sua vida, já surdo, Goya morde os calcanhares aos poderes instituídos: Igreja e nobres são dois dos seus alvos.” DN

“Numa crítica "feroz e implacável", Goya percorre aquilo que via em seu redor - como a hipocrisia da Igreja, os casamentos combinados que faziam as mulheres infelizes - e apelava ao uso da criatividade em conjunto com o bom senso e a razão.” Sábado

A UAU e o SAPO têm para oferecer 5 bilhetes duplos para a exposição Caprichos de Goya, válidos para dia 27 de junho.

Como participar:

Enviem-nos a resposta correta à pergunta abaixo colocada e complete a frase:

As gravuras de Goya são...(máximo 500 caracteres)

Pergunta: Quantas são as gravuras que vão estar em exposição?

Escreva-nos para comunicacao@uau.pt

Atenção: o seu e-mail deverá conter o assunto “Passatempo Caprichos de Goya –Caves Cálem, Vila Nova de Gaia”. A não inclusão deste assunto será motivo de desclassificação. Deverá também incluir nome completo, nº de BI e contacto telefónico.

Este Passatempo é válido até ao 12h do dia 25 de junho.

Para levantarem os convites, os premiados deverão apresentar o BI, ou outro documento identificativo, na bilheteira da exposição.

ATENÇÃO: Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por concorrente, pelo que não adianta responder ao passatempo mais do que uma vez.

Partimos do princípio que todos os participantes dos nossos passatempos querem mesmo usufruir dos seus prémios, pelo que, excepto em casos de força maior, atempadamente comunicados através do e-mail comunicacao@uau.pt, contamos com a presença de todos os premiados.

Concorra apenas se tem a certeza que pode estar presente.

Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não procederem desta forma.