"As praias já estão todas vigiadas", disse hoje à agência Lusa o capitão do Porto de Sines, José Velho Gouveia, que assegurou já estarem nadadores salvadores na última zona balnear que faltava vigiar, a praia da Ilha do Pessegueiro (Sines).

No final de julho, mais de um mês após o início da época balnear, faltava ainda colocar nadadores salvadores nas praias de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro, no concelho de Sines, distrito de Setúbal.

Além dos nadadores salvadores, as praias contam ainda com o apoio de duas viaturas da Capitania do Porto de Sines e uma da Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano - Resgate, que circulam pela costa diariamente.

É a Câmara Municipal de Sines que assegura a vigilância nas praias de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro, através de um protocolo para a colocação de nadadores salvadores contratualizado com a Associação Resgate.

O presidente do município, Nuno Mascarenhas, já tinha admitido em julho, em declarações à agência Lusa, a dificuldade na colocação de nadadores salvadores, sendo esta a primeira vez que praias do concelho se mantêm até agosto sem vigilância.

O autarca fez ainda questão de lembrar também na altura que "não há nada na lei que obrigue os municípios [a assegurar a vigilância nas praias]", mas que, ainda assim, para manter a Bandeira Azul, que implica que a zona balnear tenha nadador salvador, a autarquia toma essa iniciativa em algumas praias, como é o caso da de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro.

Desde o dia 01 de agosto que a praia de Morgavel passou a ter nadadores salvadores e, esta segunda-feira, passou a estar também vigiada a praia da Ilha do Pessegueiro.