Os supermercados mais caros e mais baratos de Portugal

O Jumbo voltou a ser o supermercado mais barato em Portugal Continental e o Pingo Doce subiu à segunda posição, revelando um aumento da concorrência pelos preços baixos, segundo um estudo da Deco hoje divulgado.

Segundo o estudo da associação de defesa do consumidor, “a concorrência está ao rubro” entre as diferentes cadeias de supermercados, referindo que o Jumbo lidera a corrida com os preços mais baixos, mas “as lojas do Pingo Doce tentam não perder terreno”.

Lisboa, Faro e Santarém são os distritos com a maior diferença de preços entre o estabelecimento mais barato e o mais caro, aproximando-se dos 20%. Em contrapartida, Guarda, Portalegre e Beja são os distritos com a menor diferença de preços, ou seja, onde o consumidor pode poupar menos.

O Continente Modelo ganhou na comparação de preços nos Açores e o Pingo Doce na Madeira, mas as diferenças de preços são "magras" nas ilhas, na casa dos 3%, segundo a Deco.

Entre março e julho, a associação recolheu 54.208 preços em 480 estabelecimentos, incluindo quatro lojas online, abrangendo 77 concelhos e compras na Internet.

Pingo Doce melhorou o nível de preços

"No despique por cadeias para encher o carrinho com 83 produtos de marcas de fabricante mais vendidas, o Jumbo tomou de assalto a primeira posição no último estudo e continua a dominar nos subcabazes de mercearia, drogaria e frescos, mas o Pingo Doce melhorou o nível de preços e subiu uma posição no pódio", refere.

Com preços 3% mais caros, o Continente ocupa o terceiro lugar.

Comentários