O primeiro hotel de gelo permanente do mundo já abriu

Localizado em Jukkasjärvi, na Suécia, já existia desde 1989 mas era demolido e reconstruído todos os anos. Agora, o Icehotel 365 passa a estar aberto 365 dias por ano.

Depois de construído, destruído e novamente reconstruído todos os anos desde 1989, o Icehotel, agora rebatizado Icehotel 365, passa a estar aberto 365 dias por ano, o que faz dele o primeiro hotel de gelo permanente do mundo. Com 20 quartos sedutores e espaçosos e uma área total de 22.604 metros quadrados, está localizado em Jukkasjärvi, na Suécia, numa zona isolada, 200 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico.

Além de nove luxuosas suites com sauna e casa de banho, a nova unidade hoteleira integra ainda 11 habitações artísticas, «esculpidas por artistas [plásticos] selecionados», informa o site do empreendimento, que acolhe também a maior exposição de arte permanente a norte de Estocolmo, a capital do país. «O gelo tem um efeito interessante na criatividade», justifica Arne Bergh.

«Como não se trata de um material permanente, as pessoas não têm medo de testar novas ideias», afirma a consultora criativa do hotel. «Queremos posicionar-nos para responder às exigências do mercado, que procura simultâneamente o sol da meia-noite e as luzes do norte, atraindo visitantes ao Círculo Polar Ártico no verão e no inverno», afirma Yngve Bergqvist, o empreendedor na origem do projeto.

Para construir o Icehotel 365, foram necessários 30.000 litros de água, vinda diretamente do rio Torne, que foram depois transformados em neve e em gelo. Para preservar a estrutura e as esculturas, um sistema subterrâneo de tubagens em aço mantêm permanentemente a temperatura a -5º C. Ao lado da unidade hoteleira, existe um edifício com 70 quartos aquecidos, para os mais friorentos.

Texto: Luis Batista Gonçalves

artigo do parceiro:

Comentários