Natal em família é uma realidade para 88% dos portugueses, revela inquérito

Um inquérito realizado pela HomeAway revela que grande parte dos portugueses não prescindem de passar esta quadra festiva junto daqueles que lhes são mais próximos.

Com quem é que vai passar este Natal? Foi a pergunta lançada pela HomeAway, líder mundial em arrendamento de alojamentos para férias online, a 7 mil famílias oriundas de 14 países.

A nível nacional, a resposta não é surpreendente com 88% dos portugueses a afirmarem que vão passar o Natal junto dos seus familiares. Dos diversos países em análise, Portugal é dos que dá mais importância a este período de convívio.

Relativamente ao lugar onde vão celebrar esta quadra, os portugueses destacam a sua casa como o local de eleição (47%) sendo que a casa de amigos e familiares também é outra das hipóteses mencionadas (44%).

Em média, cada família deverá receber cerca de nove pessoas em sua casa no dia de Natal apesar de em alguns casos o número poderá ultrapassar as 10 pessoas (31,1%). Dado ao facto de se juntar muita gente, a verdade é que a euforia do Natal também gera alguns episódios engraçados principalmente para aqueles que ficam a pernoitar em casa de terceiros. Dado à falta de espaço, não é de admirar que muitos familiares acabem a dormir no sofá (34,5%), sejam obrigados a partilhar o quarto com alguém (23%) ou ficarem a dormir no chão (15%), revela o inquérito.

Apesar da maioria dos portugueses preferirem passar o Natal em casa, a verdade é 48% confessa olhar para a tradição natalícia como um obstáculo à possibilidade de viajar nesta época do ano. Mas para aqueles que não celebram esta quadra na sua habitação, a verdade é que também não vão para muito longe com 15,5 % a escolher destinos localizados a 100 km de distância. No que toca a gastos, 63% tem a intenção de gastar menos de 100 euros em alojamento e 44% o mesmo montante com viagens.

Comentários