Com quem é que vai passar este Natal? Foi a pergunta lançada pela HomeAway, líder mundial em arrendamento de alojamentos para férias online, a 7 mil famílias oriundas de 14 países.

A nível nacional, a resposta não é surpreendente com 88% dos portugueses a afirmarem que vão passar o Natal junto dos seus familiares. Dos diversos países em análise, Portugal é dos que dá mais importância a este período de convívio.

Relativamente ao lugar onde vão celebrar esta quadra, os portugueses destacam a sua casa como o local de eleição (47%) sendo que a casa de amigos e familiares também é outra das hipóteses mencionadas (44%).

Em média, cada família deverá receber cerca de nove pessoas em sua casa no dia de Natal apesar de em alguns casos o número poderá ultrapassar as 10 pessoas (31,1%). Dado ao facto de se juntar muita gente, a verdade é que a euforia do Natal também gera alguns episódios engraçados principalmente para aqueles que ficam a pernoitar em casa de terceiros. Dado à falta de espaço, não é de admirar que muitos familiares acabem a dormir no sofá (34,5%), sejam obrigados a partilhar o quarto com alguém (23%) ou ficarem a dormir no chão (15%), revela o inquérito.

Apesar da maioria dos portugueses preferirem passar o Natal em casa, a verdade é 48% confessa olhar para a tradição natalícia como um obstáculo à possibilidade de viajar nesta época do ano. Mas para aqueles que não celebram esta quadra na sua habitação, a verdade é que também não vão para muito longe com 15,5 % a escolher destinos localizados a 100 km de distância. No que toca a gastos, 63% tem a intenção de gastar menos de 100 euros em alojamento e 44% o mesmo montante com viagens.