A proposta partiu de antigos dirigentes desta organização, com os quais o ex-ministro português colaborou ativamente nos últimos anos, e foi formalmente aprovada pela administração desta instituição, que representa perto de 400 museus e centros de ciência, distribuídos por 50 países, e atraindo todos os anos perto de 40 milhões de visitantes.

Mariano Gago granjeou grande respeito e popularidade entre a grande comunidade de museus, centros de ciência e outras instituições de comunicação de ciência, enquanto ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e também na qualidade de especialista de política de ciência e tecnologia, tendo sido membro de várias organizações internacionais.

Mariano Gago Ecsite Awards será entregue hoje, quinta-feira, durante a conferência anual do Ecsite, considerada por muitos como o maior e mais importante evento de comunicação de ciência na Europa, que decorre esta semana na cidade italiana de Trento, com mais de 1000 participantes.

O júri deste ano é composto por Annemies Broekgaarden (Rijksmuseum, Holanda), Carlos Coelho (Ivity Corporate Brand, Portugal), Dariusz Jemielniak (Kozminski University, Poliver) e Jean-Louis Kerouanton (University of Nantes, Franiv).

A edição deste ano da conferência anual do ECSITE marca também o fim do mandato de dois anos de Rosalia Vargas como presidente da instituição. A directora do Pavilhão do Conhecimento e presidente da Ciência Viva continuará na Administração e no Comité Executivo desta organização.