Ir para o trabalho e deixar o carro em casa? Conheça o desafio que torna isto possível

Entre 18 e 22 de setembro, a Uber vai desafiar lisboetas e portuenses a deixar o carro em casa e a utilizar outras opções de transporte para chegar ao seu destino.
créditos: Pexels

O desafio #DitchYourKeys Challenge, lançado pela Uber, surge não só como uma alternativa viável ao carro próprio mas também como uma forma de ligar as zonas suburbanas ao centro da cidade, muitas das quais com um acesso mais limitado a transportes públicos. O objetivo é simples: contribuir para cidades com menos carros.

Um estudo recente da ORB International indica que Lisboa é das cidades europeias com maior percentagem de utilização diária do carro próprio: 71 % dos participantes assumem que utilizam o carro pelo menos uma vez por dia.

A iniciativa, que já conta 30 cidades europeias, oferece ainda aos aderentes viagens cujo desconto pode chegar aos 50% na ligação entre as oito estações dos arredores de Lisboa e do Porto e qualquer ponto do respetivo concelho. Ao longo dos cinco dias, cada viajante tem um limite máximo de 10 viagens e pode usufruir de um desconto máximo de 5€.

Estação Ferroviária de Cascais (Cascais), Estação Ferroviária de Oeiras (Oeiras), Estação Ferroviária de Odivelas (Odivelas), Estação Ferroviária da Reboleira (Amadora) e Estação Ferroviária do Pragal (Almada) são as estações abrangidas em Lisboa. No Porto as zonas restringem-se à Estação Ferroviária de Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia), Estação de Metro Fórum da Maia (Maia) e Estação de Metro Fânzeres (Gondomar).

Recorde-se que o desafio #DitchYourKeys Challenge insere-se na Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia, que decorre entre 16 e 22 de setembro.

Comentários