O Prémio “Cinco Estrelas” é uma certificação de marketing que premeia produtos e serviços destinados a consumidores ou profissionais. Os produtos e serviços são avaliados através de testes cegos e estudos de mercado, tendo em conta os principais critérios que influenciam a decisão de compra. Os testes são realizados através de uma metodologia rigorosa, completa e flexível. O Prémio Cinco Estrelas vai ajudar a identificar o que de melhor existe no mercado, ao nível dos produtos e serviços.

O Prémio “Cinco Estrelas” segue a metodologia mais rigorosa e completa do mercado, composta por 3 fases: Comité de avaliação; Testes de experimentação e Questionários de avaliação massificados. Entidades especializadas nas várias áreas recolhem a opinião dos consumidores e dos profissionais.

Baseado no método SPICI, que analisa a Satisfação pela experimentação; a relação Preço-qualidade; a Intenção de compra; a Confiança na marca e, por último, a Inovação; o processo de análise é rigoroso mas flexível, pois os estudos são desenvolvidos mediante as caraterísticas específicas de cada categoria de consumo do Produto ou Serviço candidato.

Segundo Débora Santos Silva, uma das responsáveis pelo Prémio Cinco Estrelas, “o prémio é a certificação mais completa, com uma metodologia adequada e flexível a todos os sectores do mercado e a target distintos. Pretende-se, por um lado, ajudar os consumidores e profissionais a identificar o que de melhor existe ao nível dos produtos e serviços; e, por outro, premiar esses mesmos produtos e serviços por se destacarem pela sua qualidade a vários níveis. Um produto que, ao passar pelos testes do método SPICI, obtendo no mínimo uma classificação de 7 em 10, é realmente um produto Cinco Estrelas”.

Para proceder à candidatura do produto e/ou serviço as empresas deverão enviar a ficha de candidatura e todos os elementos necessários para a organização até dia 30 de novembro. Em dezembro está prevista a entrega dos resultados dos Estudos de Mercado e janeiro de 2015 será o mês de divulgação dos vencedores.

Os vencedores recebem o direito de utilização do logotipo “Cinco Estrelas” para aplicação nos seus suportes de comunicação, para além de integrarem um plano de comunicação atractivo por parte da organização.