Douro: Nas margens do grande rio o Vinho do Porto tem agora um novo museu

A Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, no Douro, concretizou este mês de setembro um sonho da colecionadora Fernanda Amorim. O Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim conta, em 200 metros quadrados, o ciclo do Vinho do Porto no território onde este nasce.
créditos: Armenio Teixeira

Este recém-inaugurado Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim resulta da intervenção de três entidades. O edifício foi desenhado por Arnaldo Barbosa, considerado um dos “arquitetos do Douro” e os conteúdos estiveram a cargo da empresa de museologia MUSE, com a colaboração da Fundação Museu do Douro.

A mostra reflete a tradição secular do Douro, com um acervo representativo do ciclo produtivo do Vinho do Porto com peças dos séculos XIX e XX, reunidas ao longo vários anos por Fernanda Ramos Amorim.

Este novo projeto museológico acresce à oferta de enoturismo da Quinta Nova, estrutura que recebe anualmente mais de 12 mil turistas.

Arnaldo Barbosa desenvolveu um pavilhão amplo com 200 m2 de área bruta, enquadrado no conjunto edificado pré-existente, estando em sintonia com a paisagem envolvente.

Douro: Nas margens do grande rio o Vinho do Porto tem agora um novo museu
créditos: Armenio Teixeira

artigo do parceiro:

Comentários