Quando perceberam que o mais novo elemento lá de casa, o cão Rudi, tinha dificuldade em subir as escadas que dão acesso ao loft que partilhavam em Berlim, na Alemanha, o ator Felix Starck e a cantora Selima Taibi concluíram que estava na altura de mudar de casa. Em vez de procurar um novo apartamento, decidiram, no entanto, comprar um autocarro escolar norte-americano. Pagaram pelo veículo, que adquiriram no início deste ano, 9.000 dólares, cerca de 7.500 euros.

A ideia era convertê-lo numa casa, largar tudo e partir à aventura. Nascia assim o projeto «Expedition Happiness», que pode ser acompanhado online, depois de uma reformulação interna que o dotou de maior conforto. «Tínhamos de construir algo que se adaptasse ao nosso estilo mas não queríamos perder a nossa liberdade. O autocarro era o equilíbrio perfeito», justificou já publicamente a intérprete.

Com a ajuda de um outro casal que já tinha feito o mesmo, demoraram três meses a completar o processo, já em território norte-americano. Foram 12 semanas árduas, antes de iniciar aquela que promete ser uma das aventuras das suas vidas. Uma jornada que tem vindo a ser acompanhada por milhares de pessoas. Só um dos vídeos que publicaram no Facebook teve mais de 46 milhões de visualizações.

As comodidades que o autocarro proporciona

Os custos de reconversão do autocarro custaram cerca de 65.000 dólares, cerca de 55.000 euros. Além de água corrente, eletricidade e gás propano, inclui uma cozinha com um frigorífico e um congelador, uma casa de banho com uma cabine de duche e um quarto com um televisor de ecrã plano. «Podíamos ter gastado menos mas queríamos que fosse perfeito. Para nós, isso é que era importante», assegura Selima Taibi.

Depois de passar por locais como o Alasca e o Grand Canyon, o casal, que viaja acompanhado pela mascote, pondera seguir em direção à América do Sul mas, quando chegar ao Panamá, pretende desfazer-se do veículo. «Não é o melhor meio de transporte para esse percurso», justifica a cantora. Para angariar fundos para outros projetos e rentabilizar o investimento feito, estão a vender rifas a 100 dólares, cerca de 80 euros.

Texto: Luis Batista Gonçalves