Capital da Madeira é uma das preferidas para... descansar!

A cidade mais populosa fora do território continental português, conhecida pelas suas belezas naturais, surge em primeiro lugar num ranking que também inclui Ponta Delgada, Barcelona e Paris

Se tivesse de eleger uma cidade para descansar, qual é que escolhia? Será que teria de pensar muito? A pergunta foi feita a um grupo de portugueses e a resposta mais apontada foi... o Funchal! A capital da Madeira surge, em primeiro lugar, no estudo «Para onde viajam os europeus no verão de 2015», realizado pelo portal de viagens eDreams, logo seguida de Ponta Delgada, nos Açores, outra das cidades para onde a companhia de aviação low cost easyJet começou recentemente a viajar.

Depois do Funchal e da capital da ilha de São Miguel, as cidades mais referidas foram Barcelona, Paris e Londres, destinos que anualmente atraem milhares de portugueses. As belezas naturais da Madeira também são anualmente visitadas por muitos turistas. Com um aumento de 4% face a 2013, os aeroportos da Madeira, Funchal e Porto Santo, registaram um total de 2.567.419 passageiros em 2014.

O ano passado, o arquipélago registou um aumento das receitas do turismo em 5,9% face ao ano anterior, atingindo os 297 milhões de euros e as 6.304 dormidas, com a taxa de ocupação na região a chegar aos 62,6%. Um documento de 2010 revelava ainda que os turistas da Madeira preferem a natureza ao golfe, uma tendência que ainda se mantém. Entre os múltiplos motivos de escolha, 34% dos inquiridos apontaram o contacto com a natureza como fator preferencial, 12% destacaram o
sol e o mar e apenas 1% referiu o golfe.

Quando questionados a propósito dos meios de obtenção de informação sobre a Madeira, 31% dos visitantes fizeram referência aos guias e roteiros turísticos, surgindo a internet em primeiro lugar com 36%. Este estudo de opinião realizado aos turistas que visitam a Madeira, divulgado pela Secretária Regional do Turismo em setembro de 2010, revelou que ainda que a morfologia geográfica e as espécies botânicas constituem o primeiro atrativo para passar férias na Madeira.

Texto: Luis Batista Gonçalves

artigo do parceiro:

Comentários