Vamos fazer uma horta vertical?

Para ter produtos sempre frescos em casa, uma horta vertical é um bom começo, sem ocupar muito espaço. E como o DIY (Do It Yourself / Faça Você Mesmo) também é uma atividade em grande crescimento, porque não começar por juntar estes dois “ingredientes” e construir a sua própria horta vertical?

Existem inúmeras soluções! Aproveite para dar asas à imaginação e crie uma horta verdadeiramente original. Pode seguir as nossas dicas para ter uma horta vertical fácil e rápida de executar. Se não quiser uma horta, também pode adaptar estas soluções para um jardim vertical, para isso basta trocar as ervas aromáticas por plantas ou flores.

Aproveite um escadote antigo em madeira ou um escadote atual com os degraus mais largos e coloque vários vasos de plástico ou barro com as ervas ou plantas que mais gosta. Uma solução que não demora mais de 5 minutos a executar.

Outra sugestão, será a de aproveitar algumas latas metálicas, por exemplo de tintas ou de conservas. Em primeiro lugar, há que definir onde as colocar e como as colocar. Depois, basta um martelo e pregos para fixar as latas na parede definida. Se não quiser danificar a parede, deixamos uma dica: aplique na zona onde vai colocar o prego, um pedaço de fita-cola. Fixe o prego por cima da fita-cola e depois retire a mesma com cuidado para não retirar a tinta.

Continuando no espírito da reciclagem, agora falamos de paletes. Utilizar uma palete para fazer um jardim vertical, é uma solução que pode ser muito original. Não é um projeto que lhe vá roubar muito tempo. Basta fixar no interior da palete um saco de terra preparado para plantas. Faça alguns golpes no saco e coloque com muito cuidado as ervas que mais gosta na terra. Depois, basta escolher a parede para fixar a nova horta vertical e já está, uma nova horta pronta para ser utlizada por toda a família.

Vamos fazer uma horta vertical?

Não se esqueça, em qualquer uma das soluções, de colocar em cada um dos vasos uma placa de madeira com o nome da erva que está plantada, para que qualquer pessoa as possa utilizar, até mesmo aqueles que não são grandes entendedores na matéria. Depois, é só desfrutar de cozinhados mais saborosos e saudáveis!

As nossas dicas não dispensam a opinião de um assessor especializado Leroy Merlin, que o pode acompanhar do início ao fim do seu projeto, para que tudo corra dentro do planeado. Vamos a isso?

Comentários