No meu jardim nascem imensas plantas fruto do acaso. O clima ameno, o facto de ser abrigado, e a existência de uma enorme população de aves (que se fixam aqui porque eu as alimento durante o Inverno e lhes ponho ninhos na Primavera), favorecem o aparecimento de espécies às vezes completamente
inesperadas.

A jóia da coroa é uma Punica granatum, vulgo romãzeira, que teve a sabedoria de se instalar num recanto do jardim onde, além de ficar muitíssimo bem, encontrou as condições ideais para o seu desenvolvimento.

Devo confessar, que quando vi os primeiros rebentos desta árvore/arbusto, não percebi bem do que se tratava. Só ao fim de um ano e tal, quando apareceram as primeiras flores, é que dei conta de que era uma romãzeira. Decidi não a arrancar e fiquei na expectativa do seu crescimento.

Ao fim de dois anos, verifiquei que me tinha saído a sorte grande. A romãzeira rematava perfeitamente
aquela zona do jardim, com a enorme vantagem de dar flor durante o Verão, e, no Outono, estar carregada de lindíssimos frutos.

É muito decorativa quase seis meses por ano.
É fantástico como a Natureza nos prega destas partidas, como que a desafiar a nossa imaginação que, às vezes, anda apenas à volta de uma dúzia de soluções que vemos nas revistas ou nos jardins que conhecemos devidamente domesticados por arquitectos paisagistas.

Nunca me lembraria de plantar uma romãzeira num canteiro do jardim! Agora, acho-a tão bonita que me apetece ter mais exemplares, ainda por cima com a vantagem de poder enriquecer a minha fruteira.

A romãzeira dá-se bem em climas tropicais, subtropicais, temperados ou mediterrânicos. Trata-se de uma planta rústica que requer sol pleno e que, se tem condições perfeitas, pode atingir os cinco metros de altura.
A variedade Nana é ideal para vasos em terraços.

O seu fruto, além de delicioso, produz um sumo muito rico em antioxidantes. Para multiplicar a Romãzeira vai ser muito simples: quando os frutos estiverem maduros, abro-os, retiro-lhes algumas sementes
e, na próxima Primavera, já vou ter no meu jardim pelo menos mais duas ou três plantas.