Conheça as tendências. Este é o primeiro ponto de partida antes de fazer qualquer alteração. Tal como a moda, também a decoração de interiores tem pontos fortes em cada ano.

Segundo Graça e Gracinha Viterbo, decoradoras de interiores, o ênfase está em «recriar e renovar o clássico. Voltar à tradição, mas com modernidade».


Quanto às cores, a preferência das decoradoras recai sobre os tons neutros, «só branco ou cinza, em degradés diferentes», deixando, contudo, margem para a criatividade. «Use sempre uma cor forte em pequenos apartamentos e jogue com diferentes texturas».

Escolha um tema

Cada divisão da casa merece ter um cunho próprio, por isso, na hora de (re)decorar defina, antes de mais, o mote que irá seguir. A fonte de inspiração pode ser uma peça especial, uma forma geométrica, um tom, uma textura ou até a sua personalidade. Uma vez definido o tema central, pode jogar com os materiais e estilos, combinando itens diferentes que se conjuguem bem entre si.

Recicle... com classe

Nem tudo o que envelhece deve ser esquecido. Certamente possui uma mesa ou candeeiro que, cada vez que vê, só a faz pensar numa coisa: lixo. Experimente dar-lhe uma nova vida, recorrendo à imaginação e habilidade.

Tomando como exemplo uma cómoda, as decoradoras Graça e Gracinha Viterbo sugerem: «Caso seja em madeira escura, pode raspá-la, deixando-a em cru ainda com restos dessa velatura.

Em alternativa, pode lacá-la de novo com uma cor viva. Mude os puxadores, colocando de preferência todos diferentes, e conseguirá transformá-la numa peça única».

Adopte um estilo intemporal

Se não pretende renovar a casa todos os anos jogue pelo seguro, apostando na intemporalidade. Como exemplificam Graça e Gracinha Viterbo, decoradoras de interiores, «as peças intemporais são, em primeiro lugar, peças confortáveis: lustres, biombos, bergères e espelhos.

Quanto aos materiais, destaca-se a pedra mármore, madeira, azulejo e estuque». Depois vá ajustando o ambiente aos seus gostos mais efémeros, ousando em alguns elementos decorativos, mas sempre com moderação.

Use (e não abuse) da luz

Iluminar bem a casa é muito mais do que ligar o interruptor. Ao escolher candeeiros ou tipos de luz tenha em conta a finalidade a que se destinam e as necessidades de cada divisão.

Por exemplo, para a sala poderá prever uma luz global, uma ambiente (pouco intensa e indirecta) e outra de leitura, junto ao sofá. No quarto, pode seguir a mesma regra, optando por um candeeiro de mesa ou de chão para criar ambiente.

Na casa de banho, evite colocar uma luz única e intensa. Opte por uma iluminação geral e outra localizada junto ao espelho para facilitar a maquilhagem.


Veja na página seguinte: As melhores dicas para renovar a sua sala

Renove a sua sala

Local de convívio por excelência, a sala é também o cartão de visita da casa. Como está a sua?

Para dar-lhe nova alma siga as dicas de Ana e Pedro Seiça Ramos, arquitectos de interiores. «Ter um sofá de qualidade é essencial. É bom optar por um modelo discreto porque vai durar muito tempo, e se gosta de variar escolha depois umas almofadas que possa facilmente mudar quando se cansar».

Se tem peças antigas bonitas de valor (mesmo que seja apenas sentimental), aproveite-as para dar um toque de originalidade à decoração, pois «a massificação nunca estará na moda», defendem os arquitectos.

Dê cor à casa

Antes de iniciar uma remodelação drástica da sua casa, e para a qual necessitará de ajuda profissional, pode sempre dar-lhe nova cara recorrendo ao tradicional pincel e balde de tinta.

«Uma forma de inovar sem grandes obras e gastos é mudar a cor. Paredes e móveis vulgares podem ser pintados para dar um novo ambiente à casa. Brinque com a cor, misture texturas, mas tenha sempre em mente que uma parede não é uma t-shirt que pode mudar todos os dias», advertem Ana e Pedro Seiça Ramos, arquitectos de interiores.

Torne-se uma expert

Se costuma suspirar ao folhear revistas de decoração está na hora de mudar de atitude. Reúna num dossier as melhores ideias, recortando as imagens e truques que servirão de inspiração para criar o seu próprio estilo.

Pode também iniciar uma biblioteca com livros de estilo decorativos (moderno, marroquino, etc) ou práticos, como o recém-editado «Aprenda a Decorar com Graça Viterbo» (Primebooks). Assim quando decidir avançar para uma redecoração da sua casa boas ideias não lhe vão faltar.

Texto: Manuela Vasconcelos com Graça e Gracinha Viterbo (decoradoras de interiores) e Ana e Pedro Seiça Ramos (arquitectos de interiores)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.