Toupeiras na horta e no jardim

Armadilhas e fumigações para combater a ação nefasta deste animal

As toupeiras são uma das mais difíceis pragas de eliminar. Agricultores e jardineiros debatem-se frequentemente com o problema da sua invasão. Saiba o que fazer para as evitar.

Ao escavarem e construírem aqueles pequenos montes de terra, as cristas das toupeiras, que lhes são tão identificadoras e características, acabam por estragar relvados, canteiros de flores, jardins e plantações.

O esquema de túneis que desenvolvem danifica as raízes das plantas jovens e expõem, à superfície, pedras que podem inutilizar a maquinaria de jardinagem. Por norma, este tipo de animal tem por habitat natural as matas e os bosques, mas rapidamente se adaptam aos jardins de residências e em terrenos cultivados, transformando-se velozmente numa praga difícil de controlar causando danos significativos. A procriação é um dos problemas.

As toupeiras têm ninhadas até sete crias e cada uma das crias vai querer estabelecer-se na própria rede de túneis quando se tornar adulta, conseguindo escavar até quatro metros por hora. Por aqui já é possível antecipar os danos provocados por uma comunidade de toupeiras em crescimento. Infelizmente, não há muito que se possa fazer para impedir a entrada de toupeiras para um jardim ou terreno, mas é possível erradicar o problema assim que surja.

Existem alguns produtos de controlo de toupeiras no mercado. No entanto a experiência diz-nos que as armadilhas e as fumigações do solo são as únicas soluções fiáveis para resolver problemas de toupeiras. Deve, por isso, recorrer preferencialmente a estes métodos preventivos.

Ao debater-se com uma invasão de toupeiras o mais importante a ter em conta é que estas ações não devem ser levadas a cabo por pessoas inexperientes. Não só devido ao tipo combate que lhes deve ser dirigido, uma vez que tanto as armadilhas como as fumigações são difíceis de montar e realizar mas, acima de tudo, porque se trata de animais selvagens que possuem dentes e garras afiadas que podem causar ferimentos dolorosos.

Assim, caso o seu jardim ou terreno seja infestado por uma praga de toupeiras, não hesite, contacte uma empresa especializada em controlo de pragas, que irá analisar o caso e implementar um programa de combate dirigido especificamente à situação.

Texto: Angelino Pina (engenheiro da Rentokil)

artigo do parceiro:

Comentários