Os locais à sombra podem ser explorados para obter uma riqueza e diversidade de plantas que não encontra numa localização ao sol. Se nunca percorreu o interior de uma floresta tropical, imagine o que pode ser a beleza de um espaço sombrio e fresco, rico em plantas com texturas fortes e variadas tonalidades de verde que ganham ainda mais vida com o contraste da luz solar a rasgar pela vegetação.

Pode criar recantos e caminhos, esconderijos e biombos naturais. Por vezes, temos tendência a privilegiar as zonas ao sol para criar os nossos espaços verdes, mas a sombra tem a sua beleza. Podemos obter uma sombra com dinâmica constante se criarmos um espaço verde debaixo de árvores de folha caduca. Estas, ao longo das estações, apresentam diferentes densidades de folhagem.

Muitas delas refletem-se em diferentes tipos de sombra e efeitos luminosos. Naturalmente que, num local sombrio, a variedade de cores que consegue obter é mais reduzida do que num local ao sol, mas pode-se jogar com a mistura de espécies de folha caduca e persistente e as texturas de cada uma delas. Veja a galeria de imagens com arbustos com cor(es) que ficam bem no seu jardim.

O cálculo que tem (mesmo) de fazer

Os fetos, as hostas e as heras são exemplos de plantas com texturas e tonalidades de verde diferentes. Os ciclâmenes (Cyclamen spp.) dão flor, de cores variadas, em sombra total. Para obter um efeito mais atrativo, recomendo que os plante em densidade. Para planear um jardim à sombra, estude bem a variação da luz ao longo do dia e do ano. O sol no inverno está mais baixo.

Nessas alturas, existe uma maior área de sombra durante o dia, em oposição ao verão, em que o sol apresenta uma posição mais elevada. Quando planear a localização dos seus canteiros, vasos e coberturas de solo, calcule a posição do sol ao longo do dia para que possa usufruir dos vários locais na altura do dia mais propícia e as plantas receberem a luz necessária.

Se pensa em criar uma zona para o pequeno-almoço, verifique onde existe sombra no seu jardim pela manhã para a localização da sua mesa. No final do dia, o jardim não irá receber luz direta, ficando sombrio e fresco. Se optar por colocar um revestimento de gravilha ou seixo mais escuro, o calor residual emitido pode ser um bom convite a deixar-se ficar um pouco mais no local após o sol se pôr.

Saiba como ter sucesso com jardins à sombra

Veja na página seguinte: O que deve fazer para conseguir gerir a sombra

O que deve fazer para conseguir gerir a sombra

A presença de sombra é uma oportunidade para cultivar espécies que apenas consegue encontrar neste ambiente. Mesmo num local sombrio é possível criar ou aumentar a luminosidade. Em estruturas fixas, como as paredes por exemplo, uma técnica que funciona bem é pintar as mesmas de branco ou de outra cor clara para refletir a luz do sol, mesmo que não seja muita.

A utilização de vasos claros e equipamentos como bancos e mesas ajuda a iluminar um jardim ou pátio sombrio. Neste caso, a escolha dos materiais como o plástico ou a terracota vidrada reduzem a manutenção porque são de fácil limpeza e evitam a acumulação de algas e musgo que naturalmente aparecem. Em paralelo, também as plantas têm um papel importante na gestão da luz.

A combinação de plantas mais baixas como a Rodgersia aesculifolia, com flores claras cria uma combinação de cor, com a casca brilhante do tronco da bétula, quando plantadas sob as mesmas. Quando pensar na criação de uma zona ampla para diversão ou lazer, a escolha do revestimento a colocar deve ser ponderada consoante a utilização pretendida.

Se a sua escolha apontar para um relvado, escolha as misturas tolerantes à sombra. Se, por outro lado, prefere a instalação de pavimento, a tijoleira pode ser muito escorregadia quando húmida. Veja também os arbustos que mais refletem os tons do outono e conheça as plantas de aroma irresistível muito fáceis de cultivar.

Escolha de plantas

Se tem alguma dificuldade na escolha das plantas para sombra e, no intuito de poder atempadamente efetuar uma seleção de plantas antes de ir comprá-las, deixo aqui ficar uma lista de espécies que se adequam a locais sombrios. Aproveite as sugestões que lhe damos de seguida para construir e manter o seu jardim à sombra.

Trepadeiras de sombra ligeira

Estas são as que muitos especialistas sugerem:

- Hydrangea anomala subsp. petiolaris (hortênsia-trepadeira)

- Lonicera tragophylla

- Trachelospermum jasminoides (jasmim-estrelado)

- Wisteria sinensis (glicínia)

Árvores e arbustos

Estes são os que muitos especialistas recomendam:

- Aucuba japonica (louro-do-japão)

- Buxus sempervirens

- Ilex aquifolium (azevinho)

- Lonicera pileata

- Vinca

- Taxus baccata (teixo)

- Osmanthus decorus

- Prunus laurocerasus

Texto: Bruno Aguiar