Sabe que pode usar os temperos da salada para limpar a sua casa?

Veja como poderá deixar todas as divisões a brilhar, sem prejuízo para o bem-estar da sua família. Porque o ecológico não engana!

Sabia que pode usar os temperos da salada para limpar as superfícies da sua casa? E que existem detergentes que higienizam melhor, rendem mais e ainda fazem bem ao ambiente? Gastamos mundos e fundos em produtos de limpeza que fazem mal à nossa saúde e ainda desgastam os móveis e as superfícies do nosso lar. Mas é possível libertarmos o ambiente doméstico de produtos tóxicos, passando a comprar ou até fazer detergentes compostos por elementos biodegradáveis, sem solventes, colorantes, nem perfume.

Solução mais saudável e ecológica não existe! Por outro lado, também pode arregaçar as mangas e fazer os seus próprios detergentes ecológicos com recurso a ingredientes naturais que já tem na despensa. Descubra como otimizar os recursos caseiros, melhorar a economia doméstica  e o ecossistema de uma só vez.

Os riscos para a saúde dos detergentes convencionais

Atualmente, grande parte da nossa higiene doméstica é feita com produtos químicos, o que, de acordo com Manuel Alberto da Fonseca, autor de «Saúde Holística», «pode ser nocivo para a saúde e ambiente em geral». Acontece que esse impacto pode ser significativamente reduzido. Segundo Sylvia Almeida, formadora, especialista em produtos ecológicos caseiros, o problema está no nível da toxicidade.

«Todos os detergentes contêm químicos, sejam eles convencionais ou ecológicos», alerta. A oferta é tão vasta e promete  fazer tantos milagres à nossa casa que, por vezes, é difícil distanciarmo-nos da mensagem e lermos com atenção a descrição dos compostos dos produtos que estamos a comprar. No entanto, atrás da garantia de rapidez e eficácia estão os efeitos nocivos, à espera de mostrarem o que têm para oferecer.

Queimaduras e sensibilização da pele quando os agentes ativos são excessivamente agressivos, alergias dermatológicas, respiratórias e dores de cabeça provocadas pelos perfumes, resistência das bactérias graças à ação prolongada dos agentes antibacterianos… A lista de possíveis consequências nocivas para a saúde é grande.

Os riscos para o ambiente dos detergentes convencionais

«Inevitavelmente, as pessoas irão acabar por pagar um preço bem mais elevado do que aquele que pagaram pelo produto», assegura Sylvia Almeida. Mas não é só aos seres humanos que estes agentes químicos afetam diretamente. Também levam ao desgaste prematuro dos materiais das superfícies que limpamos, «devido à agressividade de certos detergentes (à base de soda caustica, lixívia ou amoníaco) ou à incompatibilidade de certos produtos com determinados materiais».

Sobretudo os anticalcários, presentes nos detergentes domésticos, que poluem os meios aquáticos. Todavia, há alternativas ecológicas para as tarefas domésticas que são verdadeiras amigas do ambiente. Detergentes que têm como base ingredientes naturais e biológicos. Ao valorizarmos o uso de substâncias renováveis nas limpezas diárias, estamos a diminuir o impacto que os poluentes dos detergentes convencionais têm no nosso ecossistema.

Veja na página seguinte: As soluções mais orgânicas a que pode recorrer

Comentários