Produza na horta ou encomende produtos bio

O valor nutricional destes alimentos tem sido reconhecido em estudos internacionais. Veja o que pode fazer para tirar maior partido deles

Comer vegetais frescos e bio é possível com pouco investimento e acessível a todos desde já. A sua horta, quer seja em quintal quer em varanda, pode, com a metodologia apropriada, produzir muito mais do que à partida poderia pensar. É possível produzir pelo menos 50 plantas por metro quadrado e pode ter também mais área do que imagina. Para começar, tem de contabilizar a área produtiva tridimensionalmente, contando com estruturas que permitam crescer em altura em qualquer dos casos, quer se trate de quintal, varanda, terraço ou telhado.

Basta recorrer a estruturas simples como aquelas que nas cantinas servem para colocar os tabuleiros e que, neste caso, teriam vasos. Em seguida tem que contabilizar, por cada metro quadrado, 50 plantas o que se é possível se tentar cultivá-las em consociação, misturando-as, permitindo que aquelas que coexistem bem consigam sobrepor-se tridimensionalmente, tal como num metro quadrado de um baldio qualquer.

Para isso, colocamos no centro as de rápido crescimento, como os rabanetes, facilitando uma colheita rápida, para que as outras, laterais, consigam desenvolver-se. Pode instalar os viveiros numa janela, permitindo que as plantas só ocupem o menos tempo possível a terra definitiva e assim seja possível crescerem mais no mesmo espaço. É importante salientar que deve usar sementes bio, pois são mais resistentes.

Produtos bio por encomenda

Enquanto monta a sua horta e espera pelas colheitas, encomende cabazes bio semanais ou quinzenais entregues ao domicílio. A Biosite, cooperativa sem fins lucrativos, por exemplo, distribui na zona urbana de Lisboa e permite-lhe encomendar semanal ou quinzenalmente frutas e vegetais, sendo possível encomendar só fruta ou mais fruta que vegetais, caso venha a produzir na sua horta todos os vegetais que lhe são necessários.

Cabazes de cinco quilos são entregues por cerca de 16 euros e cabazes de sete quilos por 21 euros. À medida que começar a produzir na sua horta, poderá avaliar se precisa de mais ou menos vegetais e complementar a sua produção, encomendando só cabazes de fruta, por exemplo. Poderá, assim, garantir uma alimentação inteiramente bio e barata sobretudo se reduzir a proteína animal que é o que roda dos alimentos diz. Com um curso especializado em hortas em pequenos espaços poderá aprender tudo o que necessita em cerca de um dia.

Texto: Raquel Sousa (engenheira agrícola)

artigo do parceiro:

Comentários