Pó, líquido ou pastilhas. Qual escolher?

As prateleiras de supermercado estão repletas de detergentes para lavar a loiça na máquina. A mesma marca pode apresentar o mesmo produto em diversas versões, pó, líquido ou pastilhas.

Os detergentes exercem a ação química na lavagem, que se junta à ação mecânica e térmica da máquina contribuindo para a lavagem eficaz da loiça.

No momento da compra, principalmente quando ainda se está à procura da melhor solução, fica sempre a dúvida sobre qual escolher (pastilha, pó ou líquido?). Mas todos estes formatos têm uma razão de ser.

Além da comodidade, representada pelas versões pastilha, já doseadas, principalmente as que incluem tudo em 1 (detergente mais aditivos), o tipo de lavagem também deve ser tida em conta.

Pastilhas

As pastilhas tudo em 1 incluem detergente, sal e abrilhantador, além de produtos que contribuem para a limpeza das tubagens da máquina, e são simples de utilizar.

Para obter melhores resultados, até porque deve ter em conta a dureza da água da sua região e as características da máquina de lavar, pode ter de optar por um detergente em pó ou líquido recorrendo aos aditivos em separado. A pastilha, apesar estar estudada para fazer face a todos os tipos de água, em determinados ambientes a quantidade de sal pode ser insuficiente. Se notar algum defeito na lavagem e utiliza as pastilhas, experimente compensar com uma dose de sal colocada no recipiente respetivo da sua máquina.

Pode também continuar a utilizar pastilhas, na versão monofuncional, apenas com detergente, sem aditivos, e adicionar o sal e abrilhantador em separado. Nestes casos, respeite as luzes de aviso dos níveis de sal e abrilhantador da sua máquina.

As pastilhas atuam durante toda a fase da lavagem e, tal como o pó, são muito eficazes nos casos de loiça muito suja, com a vantagem de já estarem pré-doseadas.

A grande vantagem do detergente em pó, além de permitir ajustar a dosagem, conforme a lavagem a efetuar, pode compensar mais no caso de zonas com águas muito duras. Usando os aditivos nos níveis máximos.

Retira os resíduos sólidos e impede que estes se voltem a instalar na loiça. É muito eficaz nos casos de loiça muito suja, pois amolece os resíduos e remove-os da loiça. O detergente em pó elimina facilmente resíduos bastante difíceis como o café, chá, batom, batata e gordura. Exerce uma ação protetora na loiça e nas peças da máquina que entram em contacto com a água da lavagem. Pode dosear-se conforme a sujidade da loiça e pode usar-se em programas com pré-lavagem.

Líquido

O mesmo se passa com o detergente líquido. Mas a grande vantagem da utilização da versão líquida é ser mais suave com a loiça. Por isso é recomendado para lavagens de loiça com decoração. Não esqueça, no entanto, de confirmar com o fabricante da sua loiça se é compatível com lavagens na máquina. Por norma, deve evitar colocar na máquina loiça pintada à mão.

Não deixa resíduos no recipiente do detergente e dissolve-se perfeitamente, de maneira a agir com eficácia durante a lavagem. Isto permite utilizar programas mais suaves e com temperaturas mais baixas, recomendadas para loiças mais delicadas, como copos de vidro ou alguns de cristal.

Comentários