Com o entrar no outono e depois com o inverno, chegam os dias mais frescos e chuvosos. Em outubro assistimos ao começo das cores outonais em algumas árvores e até meados de novembro, na maior parte das espécies. Se no verão o maior cuidado é para com a rega, entramos neste mês numa das fases mais ativas para qualquer aficionado da arte bonsai. Enquanto que o grande destaque recai nas cores outonais dos acers e das caducas, em geral existem importantes trabalhos a realizar nas coníferas antes do inverno.

Estas são algumas das principais tarefas a incluir na sua agenda:

- Rega

Com a chegada das primeiras chuvas e temperaturas mais amenas, a necessidade de rega é cada vez menor. Contudo, estes meses representam um período de grande atividade radicular para qualquer árvore, devendo vigiar diariamente a necessidade de água e regar adequadamente.

- Adubação e fitosanidade

No início de outubro é a altura ideal para realizar a última adubação sólida, de base orgânica. A adubação com fosfito potássico, adubo PK, a partir deste mês ajudará os bonsai durante a letargia invernal. A utilização de fungicidas, foliares e radiculares, é importante nesta altura do ano como medida preventiva. Vigie diariamente as suas árvores e assegure-se de que trata o problema com o produto adequado.

- Transplante

Apesar de se poder realizar não é por nós aconselhado, sendo preferível aguardar pelo início da primavera. Caso se trate de um transplante de emergência garanta que tem condições para proteger o seu bonsai durante o período de inverno, sobretudo de chuvas intensas e geadas.

- Localização

Se a temperatura baixar demasiado pondere recolher os bonsai de interior, como as serissas e as carmonas, entre outros. As restantes espécies devem permanecer no exterior ainda que protegidas de frio intenso, sobretudo as espécies como os sobreiros e as oliveiras.

- Poda e aramação

A altura ideal para trabalhos em coníferas tende a registar-se nos meses de setembro e outubro. Se não o fez nessa época, chegou a altura de limpar as agulhas dos pinheiros e realizarmos trabalhos de estilização. Poderemos igualmente limpar as agulhas velhas do pinheiro branco japonês e trabalharmos a maior parte dos Juniperus.

Para folhosas e caducas, devemos esperar pela chegada do inverno para realizarmos as podas de estruturação necessárias. O mês de outubro é ideal para realizar alguns trabalhos em plantas jovens, sobretudo de aramação do crescimento jovem. Podemos ainda realizar diversos trabalhos de madeira morta.

Texto: Márcio Meruje