O seu jardim em novembro

No penúltimo mês do ano, os dias ficam ainda mais pequenos e a paisagem exterior ganha uma nova dimensão. Veja quais são as tarefas essenciais a executar este mês

Novembro é um verdadeiro mês de renovação. As folhas das árvores caem e a paisagem muda. Uma vez que toda a proteção é pouca em tempo de frio intenso que se avizinha, não deixe para mais tarde as tarefas de proteção das plantas. Ao mesmo tempo, continue a retirar as folhas secas, a plantar bolbos e violetas e a combater as pragas de inverno. Está com dúvidas? Nós damos uma ajuda. Siga as dicas que se seguem e ponha mãos à obra!

Como regar

Não deixe acumular água junto do pé das plantas para evitar apodrecimentos. Amontoe um pouco de terra em forma de cone em redor do colo da planta para a água resvalar.

Como adubar

Aproveite o monte de folhas recolhidas para fazer húmus e adubar as novas plantações de vivazes ou roseiras, entre outras.

O que podar

Se não lhe interessa manter como decoração os botões ou folhas castanhas de algumas vivazes, corte até à base e cubra com terra húmus.

Como tratar as pragas

Uma forma de poupar tratamentos posteriores é recolher as folhas que se acumulam debaixo das plantas pois estas podem ser refúgio de pragas de caracóis, de fungos ou lagartas.

O que plantar

Substitua as plantas que floresceram há meses como é o caso de calêndulas e dálias pelas novas bienais. Semeie arábides e alhelies em bandejas cobertas.

Para ver mais tarefas a empreender este mês, incluindo as variedades de legumes a plantar e a colher este mês, clique aqui.

artigo do parceiro:

Comentários