O seu jardim em abril

O que fazer para tornar o seu jardim ainda mais bonito este mês

Depois da época do frio e com a chegada da primavera, o jardim começa a ganhar uma nova vida, marcada por muita cor, novas folhas e aromas irresistíveis.

Contudo, e tal como em todos os meses do ano, não pode descurar um conjunto de cuidados e tarefas essenciais, fundamentais para o bom desenvolvimento das suas plantas, flores, árvores e arbustos.

Fique a par dos pormenores a que deve estar atenta ao longo das próximas semanas para que a estética do seu jardim se mantenha a 100 por cento ao longo dos meses mais próximos:

- O que plantar

Se o solo do seu jardim acumulou calor e não se encontra nem seco nem encharcado, comece a plantar vivazes, nomeadamente artemisas e cocos ao sol e astilibes à sombra.

- Como regar

Dias mais compridos e temperaturas cada vez mais elevadas obrigam a regas mais frequentes e, nas regiões mais quentes, também mais cedo do que o habitual. Porém, se vive numa zona fria, não antecipe as regas.

- Como adubar

A chuva e a neve arrastaram os nutrientes do terreno do jardim. Por essa razão, deve fazer uma boa aplicação de adubo de efeito rápido para ajudar a crescer as plantas recém-plantadas.

- Podar

Bolbosas de primavera, vivazes e anuais afetam a estética do jardim se estiverem repletas de flores secas. Retire-as a tempo para prolongar a floração e melhorar o vigor das plantas. Esta é uma excelente altura para o fazer!

- Pragas a combater

O pulgão começa a molestar os seus exemplares. Trate as plantas afetadas o mais cedo possível ou haverá tendência para se alastrar e atrair doenças. Combata o oídio com fungicida. Além disso, se as espécies com coroas lenhosas (como o astiliber) ou com raízes carnosas (como a peónia) se converterem em invasoras, a melhor solução é dividi-las.

artigo do parceiro:

Comentários