Decidimos revelar estas questões, um eletrodoméstico de cada vez. Começando então pelo frigorífico: se nos podemos dar ao luxo de ficar sem máquina de lavar loiça durante um tempo, o frigorífico é daqueles aparelhos que tem mesmo de estar de boa saúde, uma vez que não conseguimos prescindir do seu poder conservador dos alimentos. Os cuidados com o frigorífico começam logo antes de o eletrodoméstico chegar a casa. Estes devem ser transportados verticalmente e não devem ser inclinados mais do que 40 graus. Caso contrário, o óleo do compressor pode sair e danificar todo o sistema. O óleo também pode sair, se o frigorífico for imediatamente ligado após o transporte, deve-se aguardar cerca de 15 horas, para ter a certeza de que o líquido estabiliza. Uma das principais causas dos problemas dos frigoríficos é a porta não fechar bem. Deste modo perde frio, o que pode provocar descongelamento dos produtos e maiores gastos energéticos. Para perceber se o seu frigorífico está a fechar corretamente, feche a porta deixando uma nota na frecha. Se quando fechar, a nota cair é porque existe algum problema que deve ser resolvido. Tente também não sobrecarregar o seu frigorífico ou abrir as portas com demasiada frequência. Estas ações dificultam o processo de refrigeração do mesmo. E, por último, não se esqueça de o limpar bem, tanto por dentro como por fora, principalmente na parte de trás onde é frequente a acumulação de pó.

O segundo eletrodoméstico que abordamos é a máquina de lavar a loiça. Para além de ser melhor para a sua longevidade, antes de colocar a loiça suja na sua máquina deve passá-la por água. Os resíduos não secarão nem ficarão perdidos dentro do sistema da máquina e será mais fácil limpar a loiça em condições. Use apenas detergente apropriado para máquina de lavar loiça e não outros produtos como detergente líquido comum ou sabão. Estes produtos só enchem a máquina de espuma e podem danificar o sistema, dado não serem adequados. Os filtros da máquina devem ser limpos e substituídos assiduamente de maneira a que não entupam e causem estragos maiores e mais dispendiosos.

O micro-ondas é dos eletrodomésticos que usamos com mais frequência na cozinha. É prático e rápido a satisfazer as nossas necessidades. Primeiro: não se deve colocar nada em cima do mesmo, pois os objetos podem obstruir a ventilação. Nunca coloque o micro-ondas a funcionar sem nenhum alimento dentro e evite também colocar alimentos leves sozinhos; para evitar que isto aconteça, aqueça-os com um copo de água, para que absorva uma parte das ondas. Ao usar pratos que não são adequados corremos o risco de provocar um incêndio ou outro tipo de problemas que podem facilmente ser evitados.
Quando aquecer comidas com molho use outro prato de vidro a cobrir os alimentos, de forma a que o micro-ondas não fique todo sujo no interior. E, obviamente, limpe os restos de comida e a gordura das paredes do dispositivo frequentemente.

A principal regra para manter a sua torradeira durante muitos anos é, primeiramente, certificar-se que ela irá sempre funcionar, por isso afaste a água e outros produtos líquidos deste aparelho. Não a avarie ao deixar cair água para o interior, utilizar com as mão molhadas ou ao tostar pão com geleia ou manteiga. O essencial é manter a torradeira limpa, sacudindo as migalhas que o pão larga naturalmente. Se não tostar o pão em demasia a torradeira irá durar mais tempo e também terá menos migalhas para limpar.

Com a sua máquina de lavar a roupa tem de ter cuidados como: não encher demasiado a tômbola para não forçar o motor da máquina. Limpar as borrachas do óculo da máquina ajuda a manter o isolamento para a água não sair bem como a não contaminar a roupa com fungos que se vão desenvolvendo e deteriorando a borracha. Para não ter estes fungos, deixe a porta aberta. Isto permitirá que o ar circule, em vez de criação de humidade que levaria a problemas de mofo e bolor.

O último eletrodoméstico de que iremos falar é a famosa varinha mágica. Este pequeno eletrodoméstico é um verdadeiro essencial na cozinha e, por este motivo queremos que dure tanto quanto possível. As regras são simples: não utilize a varinha para triturar alimentos muito quentes, alimentos secos sozinhos ou muito rijos porque pode danificar a lâmina. Não tenha a varinha mágica ligada durante muito tempo e quando a limpar não a mergulhe em água, pelo contrário, limpe-a cuidadosamente com um pano húmido.

Em suma e, para a maioria dos aparelhos que temos em casa, a principal chave de manutenção é a limpeza regular dos eletrodomésticos. Elimina detritos que não deveriam estar nos sistemas dos nossos aparelhos e permite que funcionem normalmente.